Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>Sabia que o Dia Mundial da Paralisia Cerebral se assinala no dia 6 de outubro?

Sabia que o Dia Mundial da Paralisia Cerebral se assinala no dia 6 de outubro?

06-10-2023 16:53



Sabia que o Dia Mundial da Paralisia Cerebral se assinala no dia 6 de outubro?

Esta data pretende desmistificar alguns preconceitos relacionados com a paralisia cerebral e sensibilizar para a importância do respeito e da inclusão destas pessoas, em prol da melhoria da sua qualidade de vida e em conformidade com os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

No mundo existem 17 milhões de portadores desta patologia e em Portugal estima-se que rondem os 15 mil casos. É a deficiência física mais comum na infância com uma média de a cada 1000 bebés, cerca de 1.5- 2.5 podem vir a ter paralisia cerebral.

A doença pode causar limitações ligeiras ou graves ao quotidiano da pessoa e a verdade é que as terapias, fundamentais para a manutenção do bem-estar destes pacientes, são ainda pouco acessíveis. O cidadão com paralisia cerebral deve poder maximizar as suas potencialidades, mas para que isso aconteça, é necessário haver abertura da sociedade civil e medidas que possam acompanhar a sua inserção.

Portugal foi o primeiro país europeu a implementar, em 2006, um registo de cobertura nacional da paralisia cerebral, através do Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral aos 5 Anos de Idade (PVNPC). Desde a sua criação, o PVNPC já recebeu a notificação de 2000 crianças com paralisia cerebral, recolhendo informação sobre as características do seu quadro clínico, dos fatores pré, peri e pós-neonatais potencialmente associados, bem como relativa às suas competências funcionais e morbilidade associada.

A recolha sistemática de dados de base populacional sobre a paralisia cerebral tem permitido obter um conhecimento consistente sobre as consequências a longo prazo de práticas de saúde efetuadas nos primeiros tempos de vida, quer relativa aos cuidados prestados às grávidas e cuidados perinatais, quer em termos da vigilância do desenvolvimento infantil, quer ainda em termos dos cuidados diferenciados como, por exemplo, em cuidados intensivos pediátricos

Fontes:
• Dia Mundial da Paralisia Cerebral - SNS
• Dia Mundial da Paralisia Cerebral - Faculdade de Medicina,  Universidade de Lisboa
• Dia Mundial da Paralisia Cerebral 2020 - SNS




Partilhado em facebook/gabineteatendimentofalilia

Voltar à página de Notícias