31ª Jornadas Mercado de trabalho inclusivo o valor da diferença

22 e 23 maio 2025, Viana do Castelo

Acerca de

Acerca de

O Gabinete de Atendimento à Família (GAF) celebra no dia 24/05 o seu 31º aniversário, ao serviço à promoção da dignidade da pessoa humana, desenvolvendo intervenções diversificadas para garantirem, aos mais desfavorecidos, o direito pleno de cidadania e respeito incondicional pela igualdade na multidiversidade.

Ao longo destes 31 anos de intervenção, sustentada e reconhecida nacional e internacionalmente, o GAF tem pautado a sua ação na atenção às franjas sociais colocadas nas margens do acesso às oportunidades de bens e serviços, contribuindo para o esbatimento das desigualdades entre os cidadãos e para a sua inclusão social. Por isso, vem realizando, ininterruptamente, este evento cultural e científico mobilizando especialistas, nacionais e internacionais, das várias áreas de investigação e intervenção social e Comunitária, que se disponibilizam para prestarem graciosamente este serviço de extensão à comunidade, para refletirem as suas práticas, as intencionalizarem e sistematizarem, através do contributo de olhares distanciados de especialistas, para que o serviço prestado tenha potencial de desenvolvimento e empoderamento dos seus utilizadores.

As 31ª Jornadas, este ano sob a responsabilidade das equipas técnicas que coordenam as várias áreas de intervenção do GAF optou, por proposta da Direção e Coordenação, por abordar a temática: Mercado de trabalho inclusivo.

As temáticas abordadas, em formato de conferências e painéis, serão dinamizadas por vários investigadores e profissionais da área apresentando-se como um momento de excelência para refletir e partilhar saberes sobre o mundo complexo do mercado de trabalho com marcas de forte de competitividade, gerando situações graves de exclusão social, atingindo os grupos mais vulneráveis como: os imigrantes, os de idade avançada, os menos qualificados, a monoprentalidade, os cidadão com deficiência, a discriminação de género…

Estas jornadas, abertas preferencialmente à comunidade local do distrito de Viana do Castelo, pretendem proporcionar momentos de reflexão e formação aos profissionais das áreas sociais e humanas que intervêm em equipas multidisciplinares nas várias instituições das comunidades locais, com grupos-alvos mais vulneráveis, em ordem a devolver-lhes a condição de plenos direitos e deveres.

Pela Direção do GAF,
P. Carlos Gonçalves

Oradores

Bruno Coutinho

Bruno Coutinho

Fundação "la Caixa"
Subdireção Geral de Cultura e Território | Coordenador Nacional do programa Incorpora

Francielli Cardoso

Francielli Cardoso

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL)

Margarida Caldas

Margarida Caldas

Inclusive Community Forum
Iniciativa da Nova SBE

Agenda Evento

Para mais informações consulte a secção Perguntas Frequentes.

Abertura

Abertura do secretariado

Conferência Inaugural

Bruno Coutinho
Empregar pessoas em situação de vulnerabilidade: sinergias entre organizações da economia social e empresas

Apresentado por Bruno Coutinho Coordenador Nacional do Programa Incorpora da Fundação "la Caixa"

PausaCafe

Pausa para Café

Comissão de Honra

I Painel | Caleidoscópio de um mundo em mudança

Reflexos da migração e da diversidade cultural nos contextos de trabalho
Almoço

Intervalo para almoço

II Painel | Um labirinto de espelhos distorcidos: Acesso e permanência no mercado de trabalho

Idadismo no local de trabalho: reconhecer e desativar preconceitos
Francielli Cardoso
Monoparentalidade e conciliação trabalho-família sob a lupa de género

Apresentado por Francielli Cardoso da Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Neurodivergências e empregabilidade: diferenças (in)conciliáveis?
PausaCafe

Pausa para Café

III Painel | Integração de pessoas com deficiência: ver além dos reflexos

Intervenções para a empregabilidade e recrutamento inclusivo: abordagens bidirecionais
Margarida Caldas
Compromissos para a inclusão: moldura legal, práticas conscientes e desafios organizacionais

Apresentado por Margarida Caldas Coordenadora do Inclusive Community Forum (ICF) da Nova SBE

Encerramento

Abertura

Abertura do secretariado

Recrutamento Inclusivo e Práticas Organizacionais Promotoras da Igualdade

Dinamizado por Ana Luísa Martinho do ISCAPP.

Temas abordados:

> DEI: Get Ready
> A gestão para a diversidade
> Recrutamento inclusivo: desafios e estratégias

Almoço

Intervalo para almoço

Encerramento

Localização

Informações sobre a localização do evento - seminário e oficinas.

Seminário

Auditório Professor José Lima de Carvalho (IPVC), Viana do Castelo

Praça General Barbosa | 4900-347 Viana do Castelo
GPS: 41.691791, -8.834489

Oficinas

Viana do Castelo

A definir

Perguntas Frequentes

  • As inscrições estão abertas até ao final do dia 20 de maio de 2025.

  • O seminário tem um limite de 300 inscrições e as oficinas de 30. As inscrições apenas são consideradas válidas após o recebimento do recibo de pagamento. No momento da inscrição irá receber uma mensagem de email com mais informações.

  • Estudantes e Amigos GAF com as quotas em dia. Os estudantes deverão enviar um comprovativo junto com o pagamento.

  • Os participantes das Jornadas deverão dirigir-se à Caixa Central do Parque Estacionamento Campo Agonia e, junto do Segurança ao serviço, apresentar comprovativo de participação no evento. Após apresentação do seu cartão de participante será emitido o bilhete que acionará a abertura da barreira de saída.

  • O local das oficinas não dispõe de parque privativo, no entanto, existe possibilidade de estacionar de forma gratuita nas proximidades.

Newsletter

Não perca nenhuma informação sobre as nossas atividades! Inscreva-se já!

Inscrições

Para mais informações consulte a secção Perguntas Frequentes.

Dia 22
10€

  • Parque Gratuito (dia 22)
  • Seminário

Dias 22 e 23
20€

  • Parque Gratuito (dia 22)
  • Seminário
  • Oficinas

Multimédia

Nesta secção poderá encontrar alguns dos recursos relativos às 31ª Jornadas.

Cartaz

Cartaz

Cartaz Oficial das 31ª Jornadas

Agradecimentos

Sinopse

Sinopse

Num mundo contemporâneo, a integração de grupos vulneráveis no mercado de trabalho não deve ser vista como um ato de caridade, mas como um investimento estratégico em diversidade e inovação. Quando olhamos para as pessoas através do espelho distorcido, tendemos a reduzir as suas complexidades e a colocá-las em caixas estreitas, baseadas em preconceitos e estigmas. No entanto, ao utilizar o lápis da inclusão e da equidade, podemos redefinir as formas de integração e criar espaços onde as pessoas sejam reconhecidas não pelos seus rótulos, mas pelo seu verdadeiro valor e capacidade de contribuir.

Estes grupos vulneráveis, muitas vezes excluídos, possuem vivências e competências que podem ser transformadoras para qualquer organização ou setor. A verdadeira riqueza do mercado de trabalho não está na uniformidade, mas na diversidade que ele oferece. Assim, quando temos a clareza de quem segura o lápis, em vez de sermos guiados pela distorção dos espelhos, conseguimos ver o valor intrínseco de cada pessoa e compreender que a diferença não é uma limitação, mas um recurso precioso.

Assim, a integração de pessoas com deficiência, migrantes, mulheres em situação de vulnerabilidade, entre outros, deve ser vista como uma oportunidade para promover um mercado de trabalho mais justo e equilibrado. Ao valorizar e incluir a diferença, as organizações e a sociedade como um todo ganham uma diversidade de perspectivas que torna o ambiente mais inovador, humano e resiliente. A diferença, quando reconhecida e respeitada, torna-se uma força coletiva que traz novas ideias, soluções criativas e uma forma mais profunda de entender e atender as necessidades da sociedade.

Esta analogia entre espelhos distorcidos e lápis convida-nos a refletir sobre a forma como vemos o mercado de trabalho e a sociedade. O espelho distorce, limita e exclui; o lápis, ao contrário, desenha, transforma e inclui. A verdadeira inclusão no mercado de trabalho começa quando somos capazes de trocar a imagem refletida pelo espelho distorcido pela clareza do traço lápis – e, assim, redesenharmos uma sociedade mais justa, diversa e integradora, onde a diferença é, de facto, uma vantagem, não uma barreira.

Contactos

Para mais informações entre em contacto connosco.

Morada

Rua da Bandeira, 342 | 4900-561 Viana do Castelo

Telefone

+351 258 829 138

(chamada para a rede fixa nacional)