Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>Sabia que no dia 30 de junho se assinala o Dia Internacional do Parlamentarismo?

Sabia que no dia 30 de junho se assinala o Dia Internacional do Parlamentarismo?

05-07-2024 16:00



Foi proclamado o Dia Internacional do Parlamentarismo através da Resolução 72/278 adotada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas de 22 de maio de 2018. O dia 30 de junho corresponde à data em que foi criada, em 1889, a União Interparlamentar (UIP), organização multilateral de Parlamentos, tendo como principal objetivo a promoção da cooperação e diálogo entre todas as nações.

Ao longo da sua história, a UIP tem sido fulcral para a diplomacia parlamentar, permitindo às nações um maior envolvimento em conversações e mediações significativas.

De referir que os fundadores da organização e vários outros membros proeminentes receberam o Prémio Nobel da Paz resultado das suas contribuições para os esforços de paz globais.



E neste momento particularmente desafiante para a nossa democracia, momento esse em que são ameaçados os valores fundamentais da nossa vida coletiva, é fulcral lembrar o papel dos Parlamentos como alicerce da democracia, não apenas pela legislação que aí é formulada mas também e sobretudo pela definição de políticas públicas em prol da sociedade e por serem espaço onde se dá voz aos cidadãos.

Por conseguinte a celebração do sistema parlamentar é particularmente relevante para a renovação da Democracia alicerçada em valores de representatividade, inclusividade, solidariedade e de melhoria de vida dos cidadãos que representam, através dos Deputados.

O tema deste ano é «Construir pontes para a paz e a compreensão». Face à conjuntura atual marcada por países em conflito permanente, a UIP desempenha um papel fundamental na construção de instituições parlamentares democráticas e fortes, capazes de unir sociedades divididas e detém um papel preponderante na promoção da paz e defesa do desarmamento.

“O Parlamento é uma assembleia deliberante de uma nação, com o único interesse: o de todos; onde não deveriam influir fins e preconceitos locais, mas o bem comum. Edmund Burke, “Speach to the Electors of Bristol”, 1774









Estes são também os princípios e valores que preconizam os serviços e projetos do GAF desde a sua criaço. Trabalho com e pelas comunidades promovendo a efetiva igualdade de oportunidades para todas as pessoas.

Para conhecer melhor o nosso trabalho aceda a www.gaf.pt






Partilhado em:
• instagram.com/gabineteatendimentofamilia
• facebook.com/gabineteatendimentofamilia

Voltar à página de Notícias