Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>Sabia que a socialização e a criação de rotinas são vitais para o bem-estar psicológico?

Sabia que a socialização e a criação de rotinas são vitais para o bem-estar psicológico?

18-10-2024 15:12




Criar rotinas é crucial para o bem-estar psicológico e social, pois oferecem estrutura e previsibilidade, promovendo uma sensação de segurança e estabilidade.

Além disso, as rotinas facilitam a manutenção de hábitos saudáveis e a autorregulação, contribuindo para mudanças de comportamento sustentadas. A repetição consistente de atividades, como exercícios físicos ou práticas de autocuidado, pode torná-las automáticas, promovendo um estilo de vida mais saudável.

Assim como, a socialização promove o desenvolvimento de competências interpessoais, essenciais para criar relações significativas e participar ativamente na comunidade.

Para populações vulneráveis, estabelecer rotinas consistentes pode ajudar a minimizar o impacto de experiências complexas e promover um ambiente mais estável e seguro e a socialização fomenta a autonomia e a sensação de pertença a um grupo, o que é crucial para seu desenvolvimento emocional e social.

Assim, tanto a socialização, quanto as rotinas são elementos-chave na promoção da saúde mental.

Sugestões de ação:

- Realizar uma lista de todas as atividades que o fazem sentir bem. Reservar um momento do dia para se dedicar a essas atividades, de modo a que se tornem uma rotina e não sejam prejudicadas face a outras prioridades e tarefas.

- Fazer escolhas saudáveis. Optar por alimentos saudáveis, prática de atividade física regular e manter bons hábitos de sono.

- Investir nas relações interpessoais. Alimentar relações positivas com familiares e amigos, contactando-os mais vezes e promovendo momentos presenciais.

- Pedir ajuda, se o seu bem-estar psicológico estiver comprometido.
------
Na Comunidade de Inserção do GAF - Gabinete de Atendimento à Família, há uma preocupação especial em criar rotinas adaptadas às necessidades específicas de cada pessoa e do grupo como um todo. Estas rotinas personalizadas visam promover um ambiente de estabilidade, segurança e apoio, respeitando as particularidades de cada indivíduo, o que facilita a integração social e o desenvolvimento pessoal.

Fonte digital: Página da Ordem dos Psicólogos Portugueses - www.ordemdospsicologos.pt




Partilhado em:
• instagram.com/gabineteatendimentofamilia
• facebook.com/gabineteatendimentofamilia

Voltar à página de Notícias