Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>Sabia que a “Patologia Dual” designa os doentes que sofrem simultaneamente de doença psiquiátrica e aditiva?

Sabia que a “Patologia Dual” designa os doentes que sofrem simultaneamente de doença psiquiátrica e aditiva?

11-10-2024 17:13



Na semana em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental (10 outubro), lançamos o repto para refletirmos sobre a Patologia Dual, que envolve a coexistência de transtornos mentais e a perturbação do uso de substâncias psicoativas.

Este é um desafio complexo e que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, muitas vezes dificultando o tratamento e a recuperação. Os maiores obstáculos para a abordagem destes pacientes estão neste tipo de diagnóstico díspar, pela questão da sobreposição dos seus sintomas.

A evidência científica aponta cada vez mais para as vantagens de uma abordagem e tratamento especializado dos doentes com patologia dual. Nesse sentido, é crucial promover uma abordagem integrada que trate tanto a saúde mental, quanto o uso de substâncias psicoativas.

Tratamentos que unam cuidados psiquiátricos e apoio para a redução/abstinência do consumo de substâncias são essenciais para promover a recuperação e ajudar aqueles enfrentam este desafio.

Neste âmbito a UAT – Unidade de Apoio na Toxicodependência do GAF - Gabinete de Atendimento à Família tem feito um trabalho de intervenção no apoio e na promoção do desenvolvimento positivo de indivíduos e/ou famílias em cujas trajectórias se identificam problemáticas e vulnerabilidades associadas ao consumo de substâncias.

Um trabalho que conflui, no sentido de apoiar e promover o desenvolvimento positivo de indivíduos que usam/abusam de substâncias ou que se encontrem em situação de risco - quer por estarem em período de abstinência, quer pela existência de fatores que possam conduzir a esse uso/abuso.

Neste dia, vamo-nos unir para aumentar a consciência sobre os desafios enfrentados por aqueles que lidam com a patologia dual.

Juntos, podemos quebrar estigmas e apoiar todos os que necessitam de ajuda!

Juntos, podemos fazer a diferença!




Partilhado em:
 instagram.com/gabineteatendimentofamilia
 facebook.com/gabineteatendimentofamilia

Voltar à página de Notícias