29-11-2024 22:11
A palavra “comemorar” tem também a sua origem no latim e quer dizer “trazer à lembrança”. Desde os mais primitivos, os seres humanos sempre celebraram factos e datas e sempre comemoraram intensamente as suas conquistas e vitórias. Assim, do ponto de vista antropológico, celebrar e comemorar é fundamental para a vida em sociedade pois promove a participação das pessoas e eleva a autoestima do grupo.
O que são datas comemorativas?
Datas comemorativas são marcos do calendário que celebram eventos históricos, culturais, religiosos ou sociais. Estas efemérides carregam um simbolismo e um contexto histórico e cultural importante para a identidade de um determinado grupo, sendo oportunidades de reflexão, celebração ou descanso. No contexto corporativo, datas comemorativas também desempenham um papel estratégico na organização das atividades e na Gestão de Pessoas.
As datas comemorativas fazem parte da nossa rotina, mas será que realmente aproveitamos todo o potencial que elas oferecem? Essas datas carregam significados, representando valores sociais, homenagens históricas e oportunidades para se conectar com pessoas e ideias. Para instituições, empresas e profissionais, as datas comemorativas tornam-se ferramentas estratégicas.
Além das datas comemorativas fundamentadas nos marcos históricos particulares da organização em questão, as empresas e instituições também podem incorporar no calendário de celebrações, datas comemorativas nacionais e internacionais tais como o Dia do Trabalhador, o Dia Internacional da Mulher, o Dia dos Direitos Humanos, etc. Ações de endomarketing ou aquelas que relacionam o propósito e a trajetória da organização com a data em questão. sensibilizam os públicos da instituição para os assuntos de interesse e demonstram o seu compromisso com a sociedade.
Há ainda um outro tipo de data comemorativa, que são datas próprias criadas para promover a cultura organizacional e a união da equipa.
As organizações, assim como as pessoas, têm a sua própria história. Essas datas comemorativas são parte da história das organizações, pelo que registar e preservar o momento faz parte dos trabalhos de memória empresarial e memória institucional. É comum que projetos de memória se iniciem a partir da celebração de uma data comemorativa. Afinal de contas, estes são momentos estratégicos para as organizações que, se bem conduzidos, podem fortalecer a identidade e a cultura, além de ativar os vínculos com os stakeholders.
No GAF as datas comemorativas são momento de extrema importância. Por um lado são ferramentas de trabalho, no sentido em que se constituem momentos importantes para a sensibilização e reflexão de temas e problemáticas nas quais trabalhamos. Por outro, são momento por excelência de fortalecimento da identidade e cultura organizacional.
Todos os anos, dias como o Dia dos Namorados, o Dia Internacional da Mulher, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, o Dia Internacional do Homem, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, o Dia Mundial de Luta Contra a Sida ou o Dia Internacional dos Direitos Humanos (entre outros) são assinalados com ações de informação, sensibilização e conscientização da comunidade para as diferentes causas. Contudo, há também datas que são internamente bastante significativas - como o Dia do GAF - e que anualmente se constituem momentos ímpares de fortalecimento das relações e valores institucionais.