Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>Sabia que a Equipa de Rua do GAF é uma das Equipas de Rua mais antigas do país e o projeto mais antigo desta instituição?

Sabia que a Equipa de Rua do GAF é uma das Equipas de Rua mais antigas do país e o projeto mais antigo desta instituição?

23-02-2024 11:13



“De uma coisa podemos ter certeza:
de nada adianta querer apressar as coisas;
tudo vem ao seu tempo,
dentro do prazo que lhe foi previsto.
Mas a natureza humana não é muito paciente.
Temos pressa em tudo e aí acontecem
os atropelos do destino,
aquela situação que você mesmo provoca,
por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo. Mas alguém poderia dizer:
Qual é esse tempo certo? “

Foi no ano de 2002 que surgiu a Equipa de Rua “Estrada com Horizontes”, a primeira Equipa de Rua de âmbito distrital em Viana do Castelo. Com uma equipa multidisciplinar vocacionada para trabalhar com uma população consumidora de substâncias psicoactivas lícitas e ilícitas. Disponibiliza uma intervenção centrada no indivíduo e nos riscos que o consumo provoca no mesmo quando é negligenciado e escondido… Uma Estrutura de proximidade que permitiu desenvolver um trabalho de apoio, triagem e encaminhamento. Numa ótica de redução de riscos e minimização de danos, a sua intervenção desenvolveu-se sobretudo no espaço público e baseando-se em serviços de apoio social, psicológico e jurídico, cuidados e educação para a saúde, distribuição de material de consumo asséptico, entre outros. Era um Projeto co-financiado pelo Instituto Português da Droga e da Dependências.

Os objetivos eram centrados sobretudo nos seguintes aspetos:

• Melhorar a qualidade das condições básicas de vida;
• Promover a saúde, aumentando a adoção de comportamentos seguros;
• Facilitar o acesso à (in)formação sobre as formas mais seguras de consumo;
• Promover a redução dos comportamentos de risco;
• Minorar os danos provocados pelo consumo de drogas e percebidos pelas famílias dos consumidores;
• Melhorar a qualidade das relações sócio afetivas entre o consumidor e a sua rede informal de apoio;
• Promover uma ação concertada entre o consumidor e a rede sócio sanitária;
• Proporcionar o encaminhamento e a utilização eficaz de recursos/entidades formais de apoio.

Este projeto funcionou durante 11 anos com a designação “Estrada com horizontes”. Em 2013 esteve sem financiamento durante 6 meses (sensivelmente), voltando a ser co-financiado devido à sua necessidade premente, eficácia e bom desempenho! Surge assim a Equipa de Rua “ Adições”, no final de 2013, com o financiamento do agora SICAD - Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências.

O Projeto Adições teve também como base a Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD), tendo como fim a promoção da Saúde e da Cidadania junto da população-alvo consumidora de substancias psicoactivas lícitas e ilícitas e nos comportamentos sexuais de risco, tendo funcionado até ao ano de 2021. Estes projetos de RRMD também centraram a sua intervenção junto da população mais jovem nos contextos recreativos, com ações de sensibilização e informação para comportamentos mais seguros.

Em 2022 o Gabinete de Atendimento à Família (GAF) continua a ser detentor do financiamento do projeto de Redução de Riscos e de Minimização de Danos, do SICAD, por mais 4 anos, com a estrutura Equipa de Rua de âmbito distrital designada IR+, mantendo-se a filosofia de intervenção e população alvo, sendo que por necessidade determinada pelo diagnóstico de necessidades do Centro de Respostas integradas de Viana do Castelo (CRI), é acrescentada uma ação à intervenção: o Programa de Substituição Opiácea de Baixo Limiar (PSOBL). A Equipa de Rua é ainda apoiada pelo município de Viana do Castelo na ação do PSOBL e pelos municípios da Linha do Minho: Caminha; Vila Nova de Cerveira; Valença, Paredes de Coura e Melgaço e pelos municípios de Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.

A Equipa de Rua do GAF é uma das Equipas de Rua mais antigas do país e o projeto mais antigo desta instituição. A sua intervenção prima sobretudo pelo respeito ao indivíduo, pelas suas escolhas, desafios e fragilidades, tendo sempre como objetivo final o bem estar biopsicossocial da pessoa com problemas de adição ou dependência... Assim, finalizamos como começamos, com uma reflexão ao tempo e no saber acreditar!...

“Basta você acreditar que nada acontece por acaso.
Talvez seja por isso que você esteja

agora lendo estas linhas.
Tente observar melhor o que está a sua volta.
Com certeza alguns desses sinais
já estão por perto e você nem os notou ainda.
Lembre-se, que o universo sempre
conspira a seu favor quando você possui um
objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento...”
Paulo Coelho.




 
Partilhado em:
• instagram.com/gabineteatendimentofamilia
• facebook.com/gabineteatendimentofamilia

Voltar à página de Notícias