Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>Sabia que o GAF foi criado no Ano Internacional da Família, há 30 anos, pela Comunidade Carmelita de Viana do Castelo?

Sabia que o GAF foi criado no Ano Internacional da Família, há 30 anos, pela Comunidade Carmelita de Viana do Castelo?

19-01-2024 20:26



Podia ler-se no Jornal Noticias de Viana do dia 26-05-1994...

«Os Padres Carmelitas abriram, no passado dia 24, no respectivo Convento; em Viana do Castelo, um «Gabinete de Atendimento à Família» (GAF).

Trata-se, fundamentalmente, de um gabinete de atendimento humano e espiritual, com serviço de consultadoria e de orientação psicopedagógica orientação vocacional, que surge como forma de apoio humano e espiritual à problemática familiar, no contexto do Ano Internacional da Família.

De entre os principais objectivos do GAF salientamos o acolher as pessoas e famílias que manifestem necessidade e solicitem apoio humano e espiritual; oferecer oportunidade de formação às famílias sobre as mais variadas temáticas, a fim de prevenir rupturas e desequilíbrios e proporcionar um serviço de consultadoria psicológica, jurídica, social, espiritual através de uma equipa de técnicos qualificados.

Tal equipa é composta por Psicólogos, Juristas, Assistentes Sociais, Médicos, Casais, e Comunidades Religiosas. O GAF propõem-se, também, no futuro, entre outras coisas, elaborar um programa de Consulta Psicológica Vocacional em Grupo para jovens que estejam em situação de escolha, realizar um ciclo de conferências sobre problemática familiar, criar um Clube de Pais para convívio e reflexão e Publicar periodicamente um boletim informativo.

O «Gabinete de Apoio à Família», coordenado pelos Padres Carmelitas Descalços, funciona de terças a sábados das 10 às 12 horas e das 16 às 18, sendo os serviços prestados inteiramente gratuitos, com a garantia do maior sigilo em todas as utilizações dos mesmos serviços»

Surgia assim no dia 24 de maio de 1994 o GAF! Criado com o objetivo de potenciar a "família" nas suas diferentes dimensões e proporcionar uma resposta global e integrada às problemáticas mais prementes e geradoras de exclusão, adota uma estratégia de intervenção multidisciplinar, individualizada e multidimensional, pautando a sua ação/intervenção de modo a contribuir para a [re]inserção social e consequentemente a melhoria da qualidade de vida de grupos socialmente desinseridos e/ou economicamente desfavorecidos, numa tentativa de contrariar e minimizar o impacto de fatores geradores de exclusão, promovendo a igualdade de oportunidades.

Estas preocupações de intervenção social, patentes no objetivo que orientou a criação do GAF aliam-se, desde a sua génese, a um trabalho em parceria com diversas entidades que, direta ou indiretamente, prestam serviços de cariz social.

Volvidos 30 anos, os desafios impostos pelas famílias e pela sociedade continuam a surgir diariamente. Agora com respostas organizadas em quatro áreas de intervenção e com um corpo de recursos humanos com mais de 50 profissionais impõe-se uma visão institucional e uma gestão estratégica cuidada e rigorosa, com análise frequente do trabalho desenvolvido com vista à melhoria continua.

Ao longo deste ano, semanalmente, falaremos um pouco mais da nossa história, do trabalho que desenvolvemos e dos desafios com os quais lidamos.

Esteja atento/a e continue a acompanhar o nosso trabalho!




SIGAM-NOS NAS REDES SOCIAIS:
instagram.com/gabineteatendimentofamilia/
facebook.com/gabineteatendimentofamilia

Na nossa página da Internet:
www.gaf.pt/noticias

Ou recebendo as noticias, mensalmente através do nosso boletim eletrônico, inscrevendo-se em:
www.gaf.pt/pt/boletim




Partilhado em:
instagram.com/gabineteatendimentofamilia
facebook.com/gabineteatendimentofamilia

Voltar à página de Notícias