Inicio>pt>Notícias>Sabia que a violência no namoro é um problema grave que afeta 1 em cada 4 jovens portugueses?

Sabia que a violência no namoro é um problema grave que afeta 1 em cada 4 jovens portugueses?

14-02-2020 14:45



Sabia que a violência no namoro é um problema grave que afeta 1 em cada 4 jovens portugueses/as?

Sucessivas investigações têm vindo a confirmar estes números, sendo que apesar das campanhas de sensibilização dos últimos anos, o problema têm vindo a agravar-se.

Num estudo da UMAR (2018): Os jovens consideram que um estalo é natural...

O GAF atento a esta realidade tem neste momento em execução dois Projetos (Projeto Coruja e Projeto Farol), que atuam na área da prevenção da violência no namoro através da intervenção junto da comunidade escolar.

Enquanto cidadão, como pai/mãe, professor/a não fique alheio a este problema, que só demonstra que a violência doméstica ainda é um flagelo muito enraizado na sociedade portuguesa.

Esteja atento, saiba mais sobre os sinais que os jovens manifestam quando estão envolvidos/as em relações abusivas, para que possa ajudar o/a seu/sua filho/a, educando/a.

A literatura nesta área diz-nos que, por regra, os pais são os últimos a saber do quadro de violência de que o/a filho/ está a ser vítima. Em primeira linha os/as jovens procuram ajuda junto dos/as seus/suas amigos/as, depois dos professores/as e, por último dos pais. O/a seu/sua filho/a terá receio, vergonha de lhe contar o problema em que está envolvido e será necessária uma postura muito compreensiva da sua parte, para que efetivamente o/a ajuda a fazer a rutura dessa relação abusiva.

Consulte o nosso site em  www.gaf.pt/recursos - NAMORO - com orientações para os pais (clique aqui)

Voltar à página de Notícias