Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>Sabia que o GAF surgiu em Viana do Castelo, há 28 anos no seio da Comunidade Carmelita desta cidade e no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Família?

Sabia que o GAF surgiu em Viana do Castelo, há 28 anos no seio da Comunidade Carmelita desta cidade e no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Família?

20-05-2022 16:45



Sabia que o GAF surgiu em Viana do Castelo, há 28 anos no seio da Comunidade Carmelita desta cidade e no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Família?

Noticiava o Jornal Noticias de Viana a 26 de Maio de 1994 que «Os Padres Carmelitas abriram, no passado dia 24, no respectivo Convento; em Viana do Castelo, um «Gabinete de Atendimento à Família» (GAF). Trata-se, fundamentalmente, de um gabinete de atendimento humano e espiritual, com serviço de consultadoria e de orientação psicopedagógica orientação vocacional, que surge como forma de apoio humano e espiritual à problemática familiar, no contexto do Ano Internacional da Família. De entre os principais objectivos do GAF salientamos o acolher as pessoas e famílias que manifestem necessidade e solicitem apoio humano e espiritual; oferecer oportunidade de formação às famílias sobre as mais variadas temáticas, a fim de prevenir rupturas e desequilíbrios e proporcionar um serviço de consultadoria psicológica, jurídica, social, espiritual através de uma equipa de técnicos qualificados. Tal equipa é composta por Psicólogos, Juristas, Assistentes Sociais, Médicos, Casais, e Comunidades Religiosas. O GAF propõem-se, também, no futuro, entre outras coisas, elaborar um programa de Consulta Psicológica Vocacional em Grupo para jovens que estejam em situação de escolha, realizar um ciclo de conferências sobre problemática familiar, criar um Clube de Pais para convívio e reflexão e publicar periodicamente um boletim informativo. O «Gabinete de Apoio à Família», coordenado pelos Padres Carmelitas Descalços, funciona de terças a sábados das 10 às 12 horas e das 16 às 18, sendo os serviços prestados inteiramente gratuitos, com a garantia do maior sigilo em todas as utilizações dos mesmos serviços.»

Ao longo destes 28 anos o GAF estruturou-se em torno de uma intervenção multidisciplinar, individualizada e multidimensional, pautando a sua ação/intervenção de modo a contribuir para a [re]inserção social e consequentemente a melhoria da qualidade de vida de grupos socialmente desinseridos e/ou economicamente desfavorecidos, numa tentativa de contrariar e minimizar o impacto de fatores geradores de exclusão, promovendo a igualdade de oportunidades. Estas preocupações de intervenção social, patentes no objetivo que orientou a criação do GAF aliam-se, desde a sua génese, a um trabalho em parceria com diversas entidades que, direta ou indiretamente, prestam serviços de cariz social.

Missão: Desenvolver respostas sociais de qualidade, com um espírito humanista e solidário, que promovam os direitos, a qualidade de vida, a inclusão e a cidadania de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social e/ou económica.

Visão: Ser uma referência nacional no âmbito da intervenção social, pela inovação das suas práticas e pela qualidade dos serviços prestados às comunidades.

Valores: Família; Equidade; Individualidade; Autodeterminação; Autonomia; Confidencialidade; Inovação e Qualidade

Atualmente com instalações próprias, o GAF tem uma equipa de mais de 65 colaboradores/as e respostas que funcionam 365 dias/ano e 24h/dia. No ano de 2021 foram atendidas/acompanhadas pelo GAF mais de 1600 pessoas e efetuados mais de 19.000 atendimentos. Desde a sua criação, há 28 anos, foram acompanhadas mais de 10.000 pessoas e efetuados mais de 181.000 atendimentos.

Poderá saber mais acerca da intervenção do GAF em www.gaf.pt e apoiar a nossa intervenção sendo voluntário/a, consignando o seu IRS ou simplesmente divulgando a(s) nossa(s) causa(s)!




Partilhado em facebook.com/gabineteatendimentofamilia

Voltar à página de Notícias