Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>Sabia que o consumo de substâncias psicoativas pode ser causa ou consequência de uma perturbação mental?

Sabia que o consumo de substâncias psicoativas pode ser causa ou consequência de uma perturbação mental?

12-05-2023 15:30



Sabia que… o consumo de substâncias psicoativas pode ser causa ou consequência de uma perturbação mental?

A doença mental e o consumo de substâncias constituem potenciais fatores de risco para cada um. A força desta associação intensifica em função da tipologia de consumo (frequência, quantidade, tipo de substância consumida), sendo influenciada pela natureza da doença mental e outros fatores ambientais, genéticos e psicológicos.

A existência de uma perturbação mental (como ansiedade, depressão, perturbação da personalidade) pode aumentar o risco de dependência pela procura do consumo como tentativa de lidar com a sintomatologia. No entanto, o uso de drogas pode exacerbar os sintomas e criar um ciclo de dependência difícil de romper.

De igual forma, a adição, pelas suas características distintivas, como o comportamento compulsivo na busca de uma recompensa imediata (que se vai tornando destrutiva ao longo do tempo), a incapacidade de abstinência consistente e a diminuição na qualidade do juízo crítico com decréscimo no reconhecimento das consequências negativas do comportamento (problemas de saúde, pessoais, familiares, judiciais e outros), pode resultar numa ampla gama de problemas de saúde mental, como a psicose, depressão, perturbações da ansiedade, entre outras.

São fenómenos complexos, sendo difícil distinguir se alguns dos problemas que lhe estão associados são causa ou consequência, mas, independentemente disso, é crucial apostar na compreensão para que se possa intervir de forma eficaz e ajustada.

Promova a sua literacia em saúde mental, participe nas XXIX Jornadas do GAF: “Doença mental: Não sejas quadrado, (des)constrói...é normal” (www.gaf.pt/jornadas)

Fontes:
•  SICAD - Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências
• DGS - Direção-Geral da Saúde
• Medicare
• Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental




Partilhado em facebook.com/gabineteatendimentofamilia

Voltar à página de Notícias