Apresentação
Desde a fundação em 1994, o GAF vem realizando anualmente estas jornadas como uma oportunidade de reflexão e integração das suas práticas de intervenção comunitária, sob o olhar distanciado e sustentado de especialistas exteriores à instituição, que com os seus saberes contribuem para intencionalizar e melhorar a qualidade das intervenções a desenvolver em contexto.
Cada ano, as jornadas focalizam-se numa temática específica no âmbito das várias áreas onde o GAF vem intervindo, privilegiando preferencialmente alvos de cidadãos mais vulneráveis, que se encontram nas margens da exclusão social, com o objetivo de lhes devolver a dignidade de pessoas de plenos direitos e deveres, transformando-os em autores e atores das suas próprias histórias de vida na sua relação com os outros.
As XXIX Jornadas, sob a responsabilidade das equipas da Comunidade de Inserção e da Unidade de Apoio na Toxicodependência, propõem-nos uma temática desafiadora e com grande pertinência social: "Não sejas quadrado, (Des)constrói...é normal”, abordando a temática da saúde mental procurando apresentar estas doenças neuropsicológicas e sociais, como a depressão, a ansiedade, o burnout.., como doenças tão frequentes e normais como as doenças físicas, produtos das sociedades dominadas pelos grandes grupos económicos, com marcas da competição desenfreada, produção de resultados, excluindo cidadãos vulneráveis, inviabilizando ou dificultando a sua reinserção socio profissional.
As temáticas abordadas, através de conferências e painéis pelos vários investigadores e profissionais da saúde biopsicossocial convidados - consultar programação -, visam desconstruir os estereótipos sociais sobre as crenças dominantes acerca da saúde mental, afim de devolver e integrar estes cidadãos na vida das comunidades.
Pela Direção do GAF,
P. Carlos Gonçalves

Sinopse
Não sejas quadrado, sê profundo na tua visão, sê um cubo!
O Cubo Rubik, também conhecido como cubo mágico, é um quebra cabeças tridimensional e rotativo, que pode ser misturado em imensas posições, assim como as doenças mentais, tão complexas e no entanto tão banalizadas e estigmatizadas.
Conceções erradas têm sido construídas ao longo dos anos, nas quais se confunde tristeza com depressão, excitação com ansiedade, stress com distress, preguiça com apatia.
Paralelamente a estas questões, não podemos esquecer o input positivo da neurociência, nesta ligação tão estreita entre o cérebro, as emoções, o comportamento e os distúrbios do sistema nervoso, tal como o Cubo , complexo e com inúmeros prismas de análise, translúcido, onde se visualizam sinapses cerebrais como partes integrantes do problema e da resolução do mesmo .
O Cubo, ao conferir profundidade, leva-nos a pensar que atualmente, são várias as exigências do dia à dia, quer a nível profissional, com más condições de trabalho, baixos salários, com elevado incentivo à competitividade e que em mais não se traduz, do que em relações sócio laborais precárias. Esta competitividade é refletida também no sistema educativo, na infância e na adolescência, contribuindo para agudizar quadros ansiosos nos jovens, levando muitas vezes a tomadas de decisão erradas, na busca de prazer e de auto realização imediata, com recurso a substâncias psicoativas (SPA) e ao jogo como alternativas viáveis para alcançar a satisfação pessoal.
Ao falarmos em complexidade é inevitavel falar-se sobre a condição sócio económica dos portugueses tão vulnerável , com franca tendência a piorar ao longo deste ano, perspetivando-se o aumento da insegurança, do trabalho em excesso e, inevitavelmente, dos quadros depressivos e das perturbações de ansiedade. O Burnout, hoje, é formalmente reconhecido como doença mental, com graves consequências nas pessoas, levando-as a situações limite e altamente incapacitantes. Quando não tratado atempadamente, o burnout potencia, em muitos casos, o desenvolvimento de outras doenças de foro psiquiátrico.
Para nos tornarmos Cubo, urge repensar as práticas, o léxico (quase leviano) e as formas de atuação. Aqui, o Marketing, de hoje, tem dado grandes contributos para a desconstrução de ideias pré-concebidas acerca da Saúde Mental e enquanto profissionais que intervêm nestas áreas, devemos aproveitar esta mudança de paradigma e torná-los nossos parceiros privilegiados, pois são importantes promotores de mudança da literacia nesta área. Usar as redes sociais para difundir mensagens e dar a conhecer boas práticas, no âmbito do autocuidado, contribuirá certamente para a (re)educação de pessoas mais capazes e com mais ferramentas ao dispor.
Agenda
Seminário - 25 Maio 2023
-
9h | Abertura do secretariado
-
9h30 | Conferência Inaugural Aqui que ninguém nos ouve
Conversa sobre Doença Mental
Moderadora: Maria Cerqueira
-
10h15 | Momento Musical
Escola Amadeus
-
10h30 | Pausa para café
-
11h | Comissão de Honra
Gabinete Social de Atendimento à Família
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Unidade Local de Saúde do Alto Minho
-
11h15m | I Painel Depressão e Ansiedade: uma dupla e tanto
Depressão e Ansiedade: 2 faces da mesma moeda
O papel da neurociência na depressão e na ansiedade
Determinantes sociais: o impacto do stress do dia-a-dia na saúde mental dos portugueses
Moderadora: Luísa Quintela
-
12h30 | Pausa para Almoço
-
14h15m | II Painel Sem rodeios
Adições: causa e/ou consequência?
Substâncias Psicoativas e Jogo: muito mais é o que os une do que aquilo que os separa
As redes sociais interferem na saúde mental?
Moderador: José Ramos
-
15h30 | Pausa para café
-
15h45 | III Painel Silêncios que gritam
Burnout: quem nunca?
Como vai a Inteligência Artificial mudar o mundo do emprego?
Saúde mental e marketing: Amor e/ou ódio?
Untile: Boas Práticas empresariais em Saúde Mental
Moderadora: Vânia Linhares
-
17h30 | Encerramento

Curso prático: Primeiros socorros em saúde mental - atender ao que não é dito
Sexta, 26 Maio | 9h - 17h30
Pedro Ferreira
A realização deste curso preconiza como principal objetivo capacitar os participantes de estratégias de redução do distress inicial causado por eventos potencialmente traumáticos/situações de crise (exemplos: crise de ansiedade, ataque de pânico, surto psicótico, ...) e de mecanismos de coping promotores de um funcionamento adaptativo.
Oradores

Sobre André Alves
André Alves é licenciado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Comunicação Aplicada em Relações Públicas, Publicidade e Marketing. Possui um mestrado executivo em Gestão com especialização em inovação digital e tem várias formações realizadas, com destaque para Digital Marketing Strategy na Harvard Business School. A sua carreira teve sempre ligada ao marketing, desde agências até ao grande retalho. É consultor de entidades nos mais diversos setores contribuindo o desenvolvimento das marcas que representa.
É atualmente Deputy Marketing Diretor da Católica Lisbon School of Business and Economics, professor e diretor de programas na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em áreas como estratégia e marketing digital.

Sobre Ângelo Marinho
Licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Portalegre, Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.
É membro efetivo da Ordem dos Enfermeiros e da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF). Possui o curso profissional de Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
Sócio e Vice-Presidente da Direção do Núcleo de Estudos do Suicídio, Associação Científica de Utilidade Pública.
Desenvolveu atividade clínica (2004 – 2009) com pessoas portadoras de doença mental (depressão, doenças do comportamento alimentar, consumo de substâncias, psicoses) e seus familiares no Serviço de Internamento de Psiquiatria e Saúde Mental, Piso 4, do CHULN – Hospital de Santa Maria
Desde 2009, desenvolve trabalho clínico na Equipa da Adolescência do CHULN – Hospital de Santa Maria:
- Unidade de Dia da Adolescência nas seguinte áreas: terapia de grupo, grupo de pais, grupos multifamiliares, terapia familiar, terapia de casal, consulta de enfermagem, psicoterapia, intervenção na crise;
- Consulta de Adolescência: psicoterapia, terapia familiar e terapia de casal
- NUPI (Núcleo de Utilização Problemática de Internet): psicoterapia e terapia familiar
É assistente convidado da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e integra o quadro de docentes da disciplina optativa de “Drogas e Toxicodependências” do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Orador em diversos congressos da área da Saúde Mental e Psiquiatria (Congresso Nacional de Psiquiatria, Encontro da Adolescência, Ministério da Saúde) e realiza ações de formação e sensibilização em instituições comunitárias (CEJ, DGRSP, Escolas Secundárias).

Sobre Eduardo Carqueja
Doutorado em Bioética, Mestre em Ciências Religiosas na área Fé e Psicoterapia e Licenciado em Psicologia Clínica. Possui pós-graduação em Luto e em Gestão de Serviços e Instituições de Saúde.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Ministério da Saúde e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
É Diretor do Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário de S. João, EPE (CHUSJ) e Docente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, da Universidade Católica Portuguesa e Escola de Saúde do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Coordena a Comissão de Promoção e Desenvolvimento das Estruturas de Psicologia do Serviço Nacional de Saúde da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
É Presidente da Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Vice-Presidente da Associação InLuto.

Sobre Elisabete Duarte
Licenciada em gestão de empresas pela Univ. Coimbra, com uma pós gradução em marketing pelo ISEG, com 17 anos de experiência profissional, essencialmente em contexto de multinacionais - Philip Morris (Tabaqueira), Accenture e Staples, em Lisboa, Londres e Madrid, em áreas como process improvement e project management em contextos tecnológicos.
Em 2019 veio para Viana do Castelo e desde há quase 3 anos é responsável pelas operações e pessoas na Untile.

Sobre João Bessa
João Bessa (MD, PhD), Psiquiatra do Hospital de Braga, Professor Associado da Escola de Medicina da Universidade do Minho, Investigador do Instituto de Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) e do Centro Clínico Académico (2CA Braga).
Coordenador da Área Científica e Pedagógica de Humanidades Médicas, Coordenador do Domínio de Neurociências do ICVS, tem desenvolvido projetos de investigação nacionais e internacionais na área da Psiquiatria e das Neurociências, com especial enfoque no papel da neuroplasticidade e conectividade cerebral funcional no tratamento de transtornos psiquiátricos, como depressão e esquizofrenia.
Sócio fundador da spin-off Behavioral and Molecular Lab (BNML), Embaixador do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia (ECNP) em Portugal de 2013 a 2017, Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental e coordenador de cursos de pós-graduação na área de Psiquiatria Clínica e Neurociências, tem desenvolvido trabalho como revisor para diversas agências de fomento científico nacionais e internacionais.

Sobre José de Almeida Brites
Psicólogo clínico e psicoterapeuta, especialista em psicologia clínica e forense, com formação em terapia Cognitivo-Comportamental e doutoramento em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca (2013). É professor auxiliar na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (desde 1998) e no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (desde 2015), em Portimão e diretor executivo d’O Companheiro – Associação de Fraternidade Cristã, IPSS (desde 2007).
Tem três livros publicados: “Percursos em Liberdade. Histórias COM Vida” (2013). “Psicopatia e Linguagem” (2014); e em 2020 pela Bertrand Editora, em co-autoria “Guia Prático para vencer a Ansiedade”. É autor e co-autor de vários trabalhos científicos em revistas internacionais e nacionais, bem como de capítulos em livros sobre psicologia clínica e das emoções.
É membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, da European Federation of Psychologist´s Association, da Sociedad Española para el estudio de la Ansiedad y el Estrés e da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa.
Em 2015 foi distinguido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias com a Medalha de Ouro de Reconhecimento Académico

Sobre José Ramos
Licenciado em Aconselhamento Psicossocial
Licenciado em Psicologia
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde
Exerce funções como Diretor Técnico da Comunidade Terapêutica Clínica do Outeiro

Sobre Luísa Quintela
Médica Psiquiatra ULSAM(Unidade Local de saúde do Alto Minho/Hospital Viana). Adjunta da Direção Clinica/Diretora do Departamento de Psiquiatria (DAGPSM).
Presidente da Associação de Psiquiatria e saúde Mental de viana do Castelo (APSMVC).
Presidente da Assembleia geral da UMEAL (União de Médicos e Artistas Lusófonos)/ Presidente do Conselho fiscal da SOPEAM (Sociedade Portuguesa de escritores e Artistas Médicos)
Diretora da Revista de Psiquiatria e Saúde Mental do Alto Minho - Porta 1
Foi durante os anos de 2005-2010 e 2012-2020 Presidente do Centro Cultural do Alto Minho
Membro do Rotary club de Viana do Castelo/Presidente 2018/2019
Membro do Conselho Técnico Cientifico do Instituto Himalaya
Membro até 2022, do conselho consultivo da Fundação Caixa Agrícola
Foi professora nos anos 80 de disciplinas ligadas à saúde em Escola secundária de Caminha.
Sempre ligada às Ciências e Artes com inúmeras intervenções e organização neste campos (congressos, conferencias, formação). Publicações diversas em livros. jornais e revistas.
Tem livros publicados na área da literatura infanto juvenil. Escreve uma crónica semanal desde há cerca de 2 anos no jornal Semanário alto Minho

Sobre Maria Cerqueira
Licenciada em Comunicação Social, com Pós-Graduação em Estudos Europeus e Mestre em Jornalismo Político.
É Jornalista da RTP desde 1993.

Sobre Mercedes Mariño
Licenciada em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Santiago de Compostela.
Especialista em Psiquiatria exerce funções como Assistente Graduada no Serviço de Psiquiatria da ULSAM.
Pós-graduação em Alcoologia pela Sociedade Portuguesa de Alcoologia.
Máster em Gestão Sanitária pela Universidade Barcelona.

Sobre Pedro Ferreira
Pedro Ferreira, 37 anos, Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria, pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Pós- Graduado em Gestão de Unidades de Saúde pela Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo. Licenciou-se em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada.
Foi no Instituto de São João de Deus (ISJD) em São Miguel , nos Açores,em 2008, que começou a exercer enfermagem, primeiramente em cuidados gerais, com Coordenação da Unidade de Internamento de Psiquiatria, tendo posteriormente, em 2011, assumido funções de Diretor de enfermagem. Exerceu, em 2018, nesse mesmo instituto funções de Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria. Em 2020, já em Barcelos, no ISJD exerceu funções de enfermeiro de Cuidados Gerais, sendo que em 2021, assumiu também a Coordenação de Unidade de Internamento em Psiquiatria.
Atualmente, exerce no ISJD atividade profissional como Enfermeiro especialista em Saúde Mental e Psiquiatria.

Sobre Ricardo Carneiro
Licenciado em Psicologia desde 1999, trabalha desde esse mesmo ano na gestão de pessoas, seja dentro de departamentos de recursos humanos, seja através de serviços de consultoria. Lidera equipas desde 2001, passando por funções de direcção de RH, direção comercial e direção geral de unidades de negócio.
Algumas das empresas que colaborou: Allmed Pronefro, Randstad, Michael Page, Eurospuma, Safira Services, IKea, Adecco e Multipessoal. Complementarmente possui um MBA em Marketing e Direcção Comercial e mais recentemente um Mini MBA em Gestão.
Atualmente assume como Senior Director uma equipa de 30 pessoas na área de recrutamento e seleção especializado da Multipessoal.

Sobre Sarha Menezes
É Psicóloga no Instituto de Apoio ao Jogador onde realiza consultas de casos de pessoas com dependência de jogo a dinheiro, gaming, e de outras dependências comportamentais, , intervindo também com familiares.
Participa e intervém na terapia de grupo no IAJ, bem como realiza formações e workshops na área da intervenção e prevenção da dependência de jogo e videojogos. Responsável pelo atendimento de uma linha de apoio para perturbação de jogo/Gaming.
Ao longo dos anos realizou intervenção junto de crianças, jovens e seus agentes educativos, nomeadamente desenvolvimento de competências socio-emocionais, gaming, comunicação, resolução de conflitos, auto-imagem, bullying, entre outros.
Intervém também, em consulta privada, com crianças, jovens e adultos, dentro de outras áreas e problemáticas no âmbito da Psicologia Clínica.

Sobre Samuel Pombo
Professor Auxiliar da Clínica Universitária de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade Medicina Lisboa e Psicólogo Clínico do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Departamento de Neurociências do Hospital de Santa Maria (HSM).
Licenciado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Sul (Egas Moniz). Mestre e doutorado pela Faculdade Medicina de Lisboa da Universidade de Lisboa.
Sócio da APTCC (Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva). Formador certificado em intervenção psicossocial “BRENDA” no abuso de substâncias. Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).
Tem desenvolvido investigaçãona área de dependência do álcool e drogas, psicologia clínica, psicometria, psicoterapia cognitivo-comportamental, perturbações de ansiedade e pânico e adolescência.
É autor de diversos artigos científicos, capítulos de livros e apresentações orais, além de revisor em diversas revistas científicas.

Sobre Teresa Dolgner
Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto.
Exerce a sua atividade profissional na área dos Cuidados de Saúde Primários – ACES de Gondomar, desde 1997, tendo anteriormente trabalhado no Centro Distrital de Segurança Social de Braga (1988 a 1991) e do Porto (1991 a 1997).
Integra, desde fevereiro 2022, a Coordenação Regional de Saúde Mental do Norte.

Sobre Vânia Linhares
Doutorada em Ciências Sociais. Título de Especialista em Psicologia Clínica e Saúde e o Título de Especialidade Avançada em Saúde Ocupacional pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Psicóloga responsável pelo Gabinete de Gestão de Stresse e Riscos Psicossociais da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE, no serviço de Saúde Ocupacional/Saúde do Trabalho.
Professora Assistente Convidada pela Escola Superior de Saúde, IPVC.
Certificado de Competências de Formador, com vasta experiência de formação na área de desenvolvimento humano.
Licenciada em Enfermagem.
Atividade em Psicologia clínica diferenciada em ansiedade e trauma, Somatic Experiencing® Practitioner (SEP) e EMDR.
Informações Úteis
Seminário
Local
Auditório Professor José Lima de Carvalho (IPVC)
Praça General Barbosa | 4900-347 Viana do Castelo
Horário
9h - 12h30m e 14h15 - 17h30
Inscrições disponiveis
Máximo 300
Preço
10€ *
Estacionamento
Parque de estacionamento gratuito mediante comprovativo de participação.

Curso
Local
Navio Gil Eannes
Doca Comercial | 4900 - 321 Viana do Castelo
Horário
9h - 12h30m e 14h - 17h30
Inscrições disponiveis
Máximo 40
Preço
15€ *
Seminário + Curso
Preço
20€ *
* 50% desconto para amigosGAF e estudantes mediante comprovativo (Cartão Amigo GAF ou Comprovativo de Inscrição).
Inscrições
As inscrições online encontram-se encerradas.
Para mais informações contacte a equipa organizadora através do email jornadas@gaf.pt ou do telefone 258 829 138.
Contactos
GAF - Gabinete de Atendimento à Família
Rua da Bandeira, 342
4900-561 Viana do Castelo
Segunda a Sexta-Feira das 9h às 12h30 e 14h às 18h
fax +351 258 811 313