Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>Término programa educação parental MAIS FAMÍLIA - MAIS JOVEM, em Monção

Término programa educação parental MAIS FAMÍLIA - MAIS JOVEM, em Monção

26-01-2021 15:43



TÉRMINO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARENTAL
MAIS FAMÍLIA - MAIS JOVEM, em Monção

Em parceria com a School4All – Alto Minho, a equipa CAFAP dinamizou em Monção o programa de educação parental Mais Família - Mais Jovem, da autoria de Don Gordon. O seu início teve lugar no dia 6 de outubro de 2020 e a conclusão, a 11 de janeiro de 2021.

As doze sessões, que obedeceram a uma periodicidade semanal, foram dinamizadas por duas técnicas do CAFAP e por uma estagiária da equipa. As primeiras seis sessões aconteceram em regime presencial, as últimas seis em regime on-line, por causa dos constrangimentos pandémicos.

A filosofia orientadora das sessões era de base sistémica, valorizadora do contributo das mães, dos jovens e da sociedade – todas as suas estruturas formais, redes informais e contexto sócio-histórico-cultural – na trajetória de vida dos adolescentes. O desenrolar das sessões recorria a uma abordagem teórico-prática, ao método ativo e experiencial, visionamento de vídeos, role-plays, análise e debate de situações, treino de competências e de estratégias.

As sessões desenvolveram-se em torno das seguintes temáticas: “O comportamento dos nossos filhos é multi-determinado: razões para os problemas de comportamento dos adolescentes”; “Princípios da parentalidade positiva & pais como modelo: restabelecer a autoridade e o afeto perdidos”; “Elogios e relatórios de acontecimentos positivos “; “Restabelecer o afeto e salientar o que de melhor têm os nossos filhos: a comunicação positiva - escuta ativa & mensagens eu, recompensas & relação com a escola, sistemas de pontos”; “Restabelecer a autoridade: Dar ordens e estabelecer limites, Ignorar e aprender a manter a calma e a desligar os botões de alarme. O bater, Consequências para os comportamentos inadequados, Como estabelecer um contrato à prova de adolescente”; “Resolução de problemas”; “Planear a etapa seguinte: dar e pedir apoio & celebração”.

No balanço final, o CAFAP agradece a colaboração do School4All – Alto Minho pelo precioso contributo para desenvolvimento deste Programa Mais Família – Mais Jovem, em Monção. Um bem-haja a todas as mães que participaram no Programa, que nos reiteraram total satisfação pela participação ao longo do mesmo.

Etiquetas: parceriacafap

Voltar à página de Notícias