Inicio>pt>Notícias>Semana Europeia do Teste VIH - Hepatites Virais 2019

Semana Europeia do Teste VIH - Hepatites Virais 2019

01-11-2019 09:00


A infeção por vírus da hepatite A (VHA) pode ser assintomática, subclínica ou provocar doença aguda, associada a febre, mal-estar, icterícia, colúria, astenia, anorexia, náuseas, vómitos e dor abdominal. O principal fator de risco está relacionado com as várias formas de contacto associadas às práticas sexuais que facilitem a transmissão anal-oral quando um dos parceiros está infectado.

Estão em maior risco de adquirir VHA as pessoas não imunizadas, por vacinação ou infeção natural, que:
• Se desloquem para áreas endémicas (Ásia, África, América Central e do Sul);
• Ingiram alimentos/água contaminados;
• Homens que fazem sexo com homens (HSH) com um ou mais dos seguintes comportamentos: Sexo anal (com ou sem preservativo); Sexo oro-anal; Sexo anónimo com múltiplos parceiros; Sexo praticado em saunas e clubes, entre outros locais; Encontros sexuais combinados através de aplicações tecnológicas (app).
• Pessoas que apresentem défices de fatores da coagulação, utilizadores de drogas injetáveis e não injetáveis, entres outros, têm maior risco de desenvolver a doença, ao entrarem em contacto com o vírus. (Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2017/03/31/dgs-virus-da-hepatite-a/)

Ação de Sinalização da Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites Virais na Linha do Minho decorrerá durante o mês de novembro 2019. Esta iniciativa surge da parceria entre o Centro de Atendimento Psicossocial VIH/SIDA do GAF, os Municípios de Caminha, V. N. Cerveira e Valença, a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, da ULSAM E.P.E e da NQ Digital Agency, com o patrocínio da Gilead Sciences Lda. A partir do dia 4 de novembro procurar-se-à através de uma ação de rua promover a consciencialização sobre a importância do diagnóstico e a necessidade da comunidade geral aumentar a literacia sobre as hepatites virais.

Mais informações em http://www.testingweek.eu/

Voltar à página de Notícias