Inicio>pt>Notícias>Sabias que? Sexta-feira 13, azar ou sorte?

Sabias que? Sexta-feira 13, azar ou sorte?

13-09-2019 09:15



Sabias que? Sexta-feira 13, azar ou sorte?

Existem entre uma a três sextas-feiras 13 num ano civil, sendo que para uma grande maioria das pessoas esta ocasião faz disparar o medo ou a angústia de que algum mal poderá ocorrer. Porém, para outras, este é um dia associado a coisas positivas e deve ser celebrado.
Mas de onde vem a negatividade associada à sexta-feira 13? Apesar de algumas culturas relacionarem o número 13 a algo de bom, como os egípcios que o associavam à vida eterna, várias outras culturas encontraram algo de ruim na junção da sexta-feira e do número 13. Por exemplo, a Cabala, que é um ramo do esoterismo com relações ao Judaísmo, enumera treze espíritos malignos. A tradição cristã relaciona a sexta-feira com o dia de crucificação de Jesus e na Última Ceia eram 13 os que se sentaram à mesa. Até entre os nórdicos surge a personagem de Loki, o deus do fogo e da travessura, que é descrito muitas vezes como sendo o “décimo terceiro convidado”.
A arte e o cinema também têm contribuído para cimentar estas ideias negativas, por exemplo, através de vários filmes de terror que fazem das sextas-feiras 13 verdadeiros pesadelos.
Mas não nos esqueçamos do lado da celebração. Em diversas partes do mundo e também em Portugal, já se fazem algumas festas para assinalar este dia. Montalegre faz questão de celebrar em grande, com bruxos e bruxas, mas também em Vinhais e em Leiria se fazem festejos diferenciados.
Independentemente das suas crenças, lembre-se que, em todas as sextas-feiras 13, tal como em todos os restantes dias, ocorrem eventos positivos e negativos à escala global, resta saber a quais deles você dará mais atenção…

Fonte: observador.pt/2015/03/13/sexta-feira-13-azar-nasceu-franca (consultado 09.09.2019)

Etiquetas: 2019Sabia Que

Voltar à página de Notícias