09-04-2021 17:10
Sabia que Sindemia é o termo utilizado quando duas morbilidades se interligam entre si e causam um dano maior que o somatório das duas isoladas. É como dizer que um mais um é mais do que dois! !
Este termo, um neologismo que combina sinergia e pandemia *, foi utilizado pela primeira vez na década de 1990, pelo antropólogo médico americano Merrill Singer, da Universidade de Connecticut, para descrever como as epidemias se sobrepõe umas às outras, sob fatores sociais, económicos, ambientais e culturais aumentando exponencialmente a suscetibilidade dos indivíduos desse grupo.
Para os especialistas, a SINDEMIA GLOBAL DA OBESIDADE, DESNUTRIÇÃO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS representa o principal desafio para os seres humanos, o meio ambiente e o nosso planeta no século XXI.
A crise sanitária que vivemos causada pelo COVID-19, é tipicamente resultante de uma sindemia, derivada da simbiose de duas Pandemias, a resultante das doenças causadas pelo sedentarismo e a pandemia do novo Coronavírus.
Para alguns peritos, este problema não é de uma simples questão de terminologia, mas a chave conceptual, para abrir caminhos mais amplos, sólidos e adequados em prol da saúde.
* SYNDEMIC (inglês syndemic, de syn[ergy], sinergia + [epi]demic, epidemia), conceito lançado pelo médico e antropólogo americano Merril Singer, a partir dos estudos a interligação do abuso de substâncias, VIH/SIDA e as diferenças sociais na saúde da população.