Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>Sabia que originalmente, no dia 25 celebrava-se o Deus Sol?

Sabia que originalmente, no dia 25 celebrava-se o Deus Sol?

18-12-2020 18:46




Sabia que, originalmente, no dia 25 celebrava-se o Deus Sol?


A magia do Natal e a pandemia...

O Dia de Natal é um feriado religioso cristão comemorado anualmente em 25 de dezembro (nos países eslavos e ortodoxos, cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro). A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias.

Originalmente destinada a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis), a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano e então passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.

Embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, o Pai Natal e as árvores de Natal.




O Natal de 2020, apesar de recheado de tradições, terá certamente uma magia diferente. O período de pandemia que vivemos não permitirá a troca de afetos que tão presente está nesta altura do ano...não permitirá a partilha da presença física daqueles que nos são mais queridos, impondo-se a segurança e a proteção daqueles que em maior risco se encontram.

Mas porque, ainda assim, haverá Natal e porque haverá a entrada em 2021, que esta seja carregada de energia para enfrentar o novo ano que se avizinha!

Votos de um Natal envolto em paz e saúde e uma entrada no novo ano recheada de esperança para todos/as aqueles/as que nos acompanham e estão ao nosso lado no cumprimento diário da nossa Missão!

Voltar à página de Notícias