Inicio>pt>Notícias>o único lugar onde não há solstício é na linha do Equador?

o único lugar onde não há solstício é na linha do Equador?

21-06-2019 15:32



O que é o Solstício?
O solstício de verão de 2019 ocorre a 21 de junho, mais precisamente às 16h54 em Portugal. Este momento marca oficialmente o início do verão.
É o momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador, em junho no hemisfério norte, e em dezembro no hemisfério sul.
O termo "solstício" vem do Latim sendo composto pelas palavras sol e sistere (que não se mexe). Visto da Terra, o sol parece parado, mantendo uma posição fixa ao nascer e ao se pôr, durante algum tempo.
Os solstícios acontecem duas vezes por ano, uma vez em junho e outra em dezembro, o que define as mudanças de estação do ano juntamente com os dois equinócios.

Algumas curiosidades:
• O único lugar onde não há solstício é na linha do Equador!
A duração dos dias na linha do Equador é sempre a mesma, com 12 horas de luz e 12 horas de noite. Por isso, não é possível observar solstícios nos países próximos da linha do Equador.
• Acredita-se que há uma energia especial durante os solstícios!
Na antiguidade, como a nossa relação com a natureza era muito mais íntima e o estilo de vida nos permitia uma observação mais minuciosa dos fenómenos naturais, muitas lendas e misticismos foram surgindo. Sabendo, ainda, o quão imprescindível é o calor do sol para a agricultura, e que a exposição a ele afeta significativamente até mesmo o humor das pessoas, não é difícil entender porque os povos antigos acreditavam em energias especiais durante os solstícios.

• As festas juninas têm relação com o solstício de verão europeu! As celebrações do mês de junho são reflexo cultural das festas que os europeus faziam para comemorar o início do Verão – ou seja, o período de maior vivacidade do ano. E isso acontece desde muito antes de aparecerem na história os santos homenageados deste mês. Eram festas pagãs que, assim como o Natal, foram criadas para agradecer e homenagear a natureza, pedindo fartura de comida, bebida e alegria para os meses seguintes.

Fonte: Calendarr Portugal e Planeta Curiosidade

Etiquetas: 2019GAFSabia Que

Voltar à página de Notícias