Inicio>pt>Notícias>Sabia que o GAF está organizado por áreas de intervenção?

Sabia que o GAF está organizado por áreas de intervenção?

10-05-2019 16:57



Sabia que o GAF está organizado por áreas de intervenção?

Como publicado no 'Sabia que' da semana passada, o GAF surgiu em 1994 e ao longo destes 25 anos foi crescendo a alargando as problemáticas às quais dá resposta. Neste momento, conta com 9 respostas sociais, organizadas com equipas multidisciplinares.
Uma das áreas é o Apoio à Comunidade. Nesta área enquadram-se as respostas: Comunidade de Inserção, Protocolo de RSI e Apoio Comunitário.
A Comunidade de Inserção, sendo uma estrutura de alojamento, está vocacionada para o apoio a pessoas em situação extrema de exclusão social. Promove-se alojamento, asseguram-se as condições básica de vida e trabalham-se todos os processos que promovam a reintegração socio-profissional.
No protocolo de Rendimento Social de Inserção, uma equipa multidisciplinar desenvolve o acompanhamento dos beneficiários desta medida da Segurança Social. Um acompanhamento de proximidade, definido por objetivos e a todos os elementos do agregado familiar.
O Apoio Comunitário é aquela resposta de suporte, que complementa todas as outras. É através dela que apoiamos pessoas e famílias com bens essenciais - alimentação, produtos de higiene, roupa, calçado, brinquedos ou até mobília - e que fazemos atendimento jurídico e psicológico nas situações de comprovada carência económica.

Na próxima semana daremos a conhecer a área da Prevenção e Intervenção na Violência Doméstica...fique atento/a!

+ Inf. Apoio à Comunidade

Voltar à página de Notícias