Inicio>pt>Notícias>Sabia que… o dia da Consciencialização do Stress se assinala na primeira quarta-feira de novembro?

Sabia que… o dia da Consciencialização do Stress se assinala na primeira quarta-feira de novembro?

08-11-2019 16:14



Sabia que… o dia da Consciencialização do Stress se assinala na primeira quarta-feira de novembro?
Stress é frequentemente a palavra da ordem do dia de muitas pessoas. Diariamente se ouvem as expressões: “Estou stressado”, “A minha vida é um stress”, como forma de manifestação a situações de grande pressão, ou situações que representem uma perturbação ao equilíbrio da pessoa.
Mas afinal o que é o stress?
O stress é uma resposta natural (fisiológica e comportamental) do organismo perante mudanças, exigências e constrangimentos que surjam no quotidiano. Não é algo necessariamente negativo, é a intensidade e frequência do stress que poderá afetar o bem-estar e a qualidade de vida. Ou seja, o stress poderá funcionar como fator propulsivo, constituindo uma fonte de impulso que leva à tomada de decisões e resolução de problemas. Contudo, se persistir por muito tempo, as alterações benéficas passam a ser prejudiciais, podendo manifestar-se através de sensações como medo, preocupação constante, irritação, nervosismo e de alterações físicas como contração muscular, pressão arterial elevada, ritmo cardíaco acelerado.
As causas do stress dependem da perceção que as pessoas têm acerca das diferentes situações que vivem, algo que é stressante para uma pessoa pode não o ser para outra.
Como lidar com o stress?
É essencial identificar os agentes indutores de stress e as formas de reação, verificando os comportamentos que são passíveis de ser alterados mediante determinada situação. Igualmente, é importante aprender a aplicar estratégias de relaxamento e investir em atividades ocupacionais salutares que proporcionem prazer e bem-estar.

Fonte: www.ulisboa.pt

Etiquetas: Sabia QueGAF2019

Voltar à página de Notícias