Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>Sabia que desde o ano de 2015, se assinalada a 18 de novembro o Dia Europeu da Proteção de Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual?

Sabia que desde o ano de 2015, se assinalada a 18 de novembro o Dia Europeu da Proteção de Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual?

19-11-2021 18:14



Sabia que desde o ano de 2015, se assinalada a 18 de novembro o DIA EUROPEU DA PROTEÇÃO DE CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO E O ABUSO SEXUAL?

A decisão de dedicar o dia 18 de novembro à proteção das crianças contra a exploração sexual e abuso sexual, resulta da campanha do Conselho da Europa «One in five», associada a um estudo que revelou que uma em cada cinco crianças na Europa é vítima de alguma forma de violência ou exploração sexual.

A exploração e o abuso sexual de crianças, são ainda uma trágica realidade para as nossas sociedades. Representam e constituem uma grave violação dos direitos das crianças, e têm um efeito nefasto duradouro e com consequências negativas prejudiciais para a vida inteira.

Este tipo de exploração e/ou abuso podem ocorrer on-line, via telefone, nas ruas, ou através de uma webcam em casa ou na escola. Pode ser praticado por um elemento do círculo de confiança da criança ou até por um estranho. A violência sexual contra crianças pode assumir diversas formas: abuso sexual no círculo familiar ou fora dele; pornografia e/ou prostituição infantil; corrupção e solicitação sexual, ou aliciamento sexual via Internet.
A criação deste dia Europeu visa que os 47 Estados-membros, entre os quais Portugal, direcionem os seus esforços a todos os níveis, nomeadamente o da segurança, na proteção das crianças prevenindo ao máximo que venham a ser vítimas deste grave tipo de crime e protegendo-as e apoiando-as caso já tenham sido vítimas do mesmo.

Para evitar estes crimes, processar os autores e proteger as vítimas, importa que todos – pais, educadores, organizações não governamentais, decisores e cada um de nós – não se afaste do problema. Tomar medidas para minimizar e procurar resolver este flagelo, é uma responsabilidade de todos!

Habitualmente, este tipo de abuso está envolto de secretismo e silêncio. Mas aqui, não há lugar ao silêncio! Todas as vozes contam, e nenhuma é demais! Se suspeita de uma situação de exploração ou abuso, não hesite, peça ajuda. O abuso sexual de crianças e jovens não tem de ser um segredo.

Voltar à página de Notícias