Inicio>pt>Notícias>Sabia que de 22 a 29 de Novembro de 2019 se realiza a Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites Virais?

Sabia que de 22 a 29 de Novembro de 2019 se realiza a Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites Virais?

22-11-2019 11:07



Sabia que de 22 a 29 de Novembro de 2019 se realiza a Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites Virais?

Criada em 2013 pelo HIV in Europe (http://www.testingweek.eu), esta iniciativa faz um apelo à comunidade europeia para reunir esforços durante esta semana de forma a sensibilizar as pessoas sobre as vantagens de conhecer o estatuto serológico para a infeção pelo VIH. Posteriormente, em 2015, a Semana Europeia do Teste alargou o seu âmbito de intervenção ao rastreio às hepatites B e C.

Tal como a infeção por VIH, as hepatites B e C são um importante problema de saúde pública na União Europeia, incluindo Portugal.

Em 2019, na Linha do Minho encontra-se a decorrer uma ação de sensibilização de rua alertando para a necessidade de consciencializar para um diagnóstico precoce da infecção por VIH e Hepatites Virais, promovida pelo CAPS VIH/SIDA do GAF, com a parceira dos Municípios de Caminha, Valença e V. N. Cerveira, a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, a ULSAM EPE, a NQDA, com o patrocínio da Gilead.

Saiba aqui onde se pode dirigir para fazer o Teste VIH-Hepatites:
- Pergunte no seu Centro de Saúde
- Dirija-se ao CAD mais próximo
- Informe-se junto das organizações da comunidade (Rede Rastreio - https://www.redederastreio.pt/organizacoesparticipantes)
- Em farmácias comunitárias (VIH, VHC, VHB)
- Autoteste VIH, é de venda livre nas farmácias portuguesas e poderá ser realizado de forma autónoma e anónima (Decreto-Lei n.º 79/2018, de 15 de outubro - https://www.infarmed.pt/web/infarmed/alertas/-/journal_content/56/15786/3185365)


No seguimento do acima mencionado, para além dos locais devidamente certificados para a realização do teste VIH, poderá ainda comprar o seu teste numa farmácia e realizá-lo em casa.

As farmácias e Para-Farmácias já comercializam os kits, não sendo necessária receita médica para os adquirir. Os preços variam entre os 20 e os 25€. Todo o material necessário para a realização do teste já vem no kit que é comprado. Em cerca de 15 minutos terá acesso aos resultados com estes testes rápidos de rastreio. Se o resultado for positivo, o utente deve contactar o SNS 24 que o encaminhará para um hospital para repetir o teste. Caso o resultado positivo se confirme, o utente passará a ser seguido no Serviço Nacional de Saúde.

Etiquetas: Sabia Que2019

Voltar à página de Notícias