Inicio>pt>Notícias>afinal pode cheirar o manjerico?

afinal pode cheirar o manjerico?

14-06-2019 18:13



Quem não ouviu já dizer que não se pode cheirar o manjerico senão ele morre? E se só se tocar nas folhas para depois cheirar a mão? Morrerá na mesma? Como ninguém se consegue conter sem cheirar um manjerico, passados uns dias ele lá morria. Tais afirmações não passam de mitos sem fundamento científico, pois os manjericos morrem por outras causas.
As plantas ornamentais que temos em casa são quase sempre plantas vivazes ou perenes, isto é, que dão flor várias vezes ao longo do seu ciclo de vida e, se bem tratadas, continuam a crescer por vários anos. Pelo contrário, as plantas anuais, como o manjerico, só florescem uma vez, morrendo de seguida. Uma planta de manjerico, mesmo saudável e bem tratada, umas semanas depois de ser comprada, floresce e morre. Não há nada a fazer, é a sua natureza.

O manjerico está associado, em Portugal, às festas dos Santos Populares. O Santo António já lá vai, mas à porta está o São João. E convenciou-se que as festas dos Santos Populares rimam com manjericos. Contudo, esta pequena planta de cor verde, originária da Índia, pertencente à espécie Ocimum minimum, é mais utilizada noutras regiões do mundo como planta aromática e medicinal. (in http://lifestyle.publico.pt)

______________

E porque o São João está à porta, e para além de rimar com manjerico, também rima com sardinha...o GAF convida desde já todos a participarem na sua 2ª Festa da Sardinha, já no próximo dia 22, sábado, no Jardim da Marina em Viana do Castelo. Venha participar nesta Festa Popular que, ao mesmo tempo, estará a ajudar-nos. Contamos com todos/as...

Voltar à página de Notícias