Inicio>pt>Notícias>a hepatite C é uma doença infeciosa do fígado?

a hepatite C é uma doença infeciosa do fígado?

26-04-2019 00:01



Sabia que a hepatite C é uma doença infeciosa do fígado causada pelo vírus da hepatite C (VHC) que pode ser transmitido pelo sangue?

É uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Trata-se, geralmente, de uma doença com cura, pelo que se apela ao diagnóstico precoce e consequente tratamento. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe que tem hepatite C, muitas vezes descobre através de uma doação de sangue ou pela realização de exames de rotina, ou quando aparecem os sintomas de doença avançada do fígado, provavelmente por isso ela seja conhecida por “infecção silenciosa”. A hepatite C pode causar inflamação do fígado e esta pode causar hepatite C crónica. A lesão causada por esta inflamação no fígado é chamada fibrose e após um período de 10-30 anos esta pode agravar-se e o fígado pode ficar gravemente fibrosado (cirrose).A transmissão mais comum é através de transfusão de sangue, produtos sanguíneos contaminados e procedimentos médicos invasivos em que se utilizaram equipamentos contaminados.
Cerca de 115 milhões de pessoas em todo o mundo foram infetadas em algum momento da sua vida pelo VHC. Estima-se que dois terços destes indivíduos, mais de 5 milhões na União Europeia, estejam infetados cronicamente. A infeção é altamente prevalente entre as pessoas que injetam drogas e que assim podem contrair a doença, através da partilha de agulhas, seringas e outro material de injeção. O relatório, intitulado “A hepatite C entre os consumidores de drogas na Europa: epidemiologia, tratamento e prevenção” (Hepatitis C among drug users in Europe: epidemiology, treatment and prevention), fornece uma revisão do estado da arte da epidemiologia da infeção por VHC na Europa e estima a prevalência da doença entre pessoas que injetam drogas, de acordo com o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA).

Hepatite C – Portugal (Monitorização dos tratamentos)
Tratamentos registados: 23726
Tratamentos iniciados: 22203
Tratamentos finalizados (protocolo completo)

Informação recebida dos hospitais:
- Doentes curados: 12874
- Doentes não curados: 480

Fonte: INFARMED

Informe-se…

Etiquetas: GAF2019Sabia Que

Voltar à página de Notícias