Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>Sabia que a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento mais traduzido do mundo?

Sabia que a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento mais traduzido do mundo?

11-12-2020 23:16



Sabia que a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento mais traduzido do mundo?

"Afinal, onde começam os direitos humanos universais? Em lugares pequenos, perto de casa - tão perto e tão pequenos que não podem ser vistos em nenhum mapa do mundo. [...] A menos que esses direitos tenham significado aí, eles têm pouco significado em qualquer lugar. Sem uma ação cidadã combinada para mantê-los perto de casa, procuraremos em vão pelo progresso no mundo mais amplo. " (Eleanor Roosevelt)

O Dia dos Direitos Humanos, que se celebra anualmente a 10 de dezembro, assinala a data em que, no ano de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este documento, que surgiu três anos após o término da II Guerra Mundial, proclama os direitos inalienáveis ​​aos quais todos têm direito enquanto ser humano - independentemente de raça, cor, religião, sexo, idioma, opinião política ou outra, origem nacional ou social, propriedade, nascimento ou outro status. A declaração, criada com o objetivo de promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da Grande Guerra, estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos. Desde então, a Declaração Universal dos Direitos Humanos tornou-se o documento mais traduzido do mundo (em mais de 500 idiomas) e inspirou as constituições de muitos Estados e democracias.A data visa homenagear o empenho e dedicação de todas as pessoas que defendem os direitos humanos e colocar um ponto final em todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos/as os/as cidadãos/ãs.

Tema 2020: Recuperar-se - Defender os Direitos Humanos
O tema do Dia dos Direitos Humanos deste ano relaciona-se com a pandemia COVID-19 e enfoca a necessidade de garantir que os Direitos Humanos sejam fundamentais para os esforços de recuperação. Alcançaremos os nossos objetivos globais comuns apenas se formos capazes de criar oportunidades iguais para todos e aplicar os padrões de direitos humanos para combater as desigualdades, exclusão e discriminação arraigadas, sistemáticas e intergeracionais.

O dia 10 de dezembro é uma oportunidade para reafirmar a importância dos direitos humanos na reconstrução do mundo e promoção de mais sociedades resilientes e justas.

 




Fontes:
https://www.un.org/en/observances/human-rights-day
https://www.acm.gov.pt/

Etiquetas: 2020diaSabia Que

Voltar à página de Notícias