Inicio>pt>Notícias>Sabia que a conta de serviços mínimos permite ter acesso conjunto serviços bancários considerados essenciais?

Sabia que a conta de serviços mínimos permite ter acesso conjunto serviços bancários considerados essenciais?

06-03-2020 16:20



Sabia que a conta de serviços mínimos bancários é uma conta bancária que permite a um cidadão que esteja numa situação de carência económica, ter acesso a um conjunto de serviços bancários considerados essenciais a um custo reduzido?

O cidadão pode ter acesso a um cartão de débito, movimentar as contas numa caixa multibanco, fazer transferências, levantamentos, entre outros serviços.
Na verdade, a conta de serviços mínimos bancários é uma ferramenta útil de gestão financeira para quem se encontra numa situação económica vulnerável e necessita deste serviço.

Quem pode abrir uma conta bancária de serviços mínimos?
Qualquer cidadão que não seja titular de uma conta de depósito à ordem. E se já tiver uma única conta de depósito à ordem, também pode solicitar que seja convertida numa conta de serviços mínimos bancários.

Qual o custo de uma conta de serviços mínimos bancários?
Segundo o Banco de Portugal, as instituições de crédito não podem cobrar anualmente pelos serviços bancários um valor superior a 1% do valor do indexante dos apoios sociais (IAS). Em 2020 o custo anual dos serviços mínimos bancários não pode exceder 4,38€ (correspondente a 1% do IAS).

Para mais informações, deve dirigir-se a qualquer instituição bancária.

Etiquetas: 2020Sabia Que

Voltar à página de Notícias