Inicio>pt>Notícias>Portugal dispõe da Linha Vida SOS Droga 1414?

Portugal dispõe da Linha Vida SOS Droga 1414?

22-06-2018 01:00



Portugal dispõe de uma linha telefónica gratuita, que te pode ajudar a esclarecer dúvidas e a refletir sobre comportamentos aditivos, dependências e temas associados.

  Um Serviço de aconselhamento telefónico: 1414
A funcionar todos os dias úteis, das 10 às 18 horas.
Facilmente acessível, gratuito, anónimo e confidencial.

Dirige-se essencialmente ao cidadão com consumos de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas e outros comportamentos aditivos com e sem substâncias, e dependências, podendo também a ele recorrer os familiares, amigos, companheiros, profissionais de saúde, de educação e de intervenção comunitária, bem como todos aqueles que desejem ser informados sobre estas matérias.

Disponibiliza aconselhamento, informação e encaminhamento, permitindo que todos, que dele necessitem, sejam escutados e encontrem uma resposta adequada, de suporte e contenção.
A Linha Vida SOS Droga assenta em três vertentes principais:
ACONSELHAMENTO
Alicerçado por uma intervenção psicológica centrada nos sentimentos expressos, pensamentos, perceções e conflitos, procura colaborar na clarificação dos problemas e discutir alternativas para a sua resolução, fomentando a participação ativa do cidadão em todo o processo. É neste contexto que, em muitas situações, é possível fazer um trabalho de análise e reflexão das dúvidas, preocupações, desejos e motivações, funcionando este serviço como elemento organizador, em momentos de crise, e como agente mobilizador para um processo de mudança e de tomada de decisão.
INFORMAÇÃO
Disponibiliza informação correta e objetiva, baseada em critérios de base científica, claros, credíveis, imparciais e rigorosos. Esta dimensão informativa é fundamental pois permite ao cidadão fazer escolhas responsáveis, sustentadas e conscientes.
ENCAMINHAMENTO
Tem como objetivo a exploração de várias alternativas de resposta à situação apresentada, perspetivando com o cidadão as vantagens e desvantagens de cada uma delas, apoiando no processo de tomada de decisão.
Fonte: SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências – www.sicad.pt
Imagem: detalhe do cartaz 1414 Linha Vida SOS Droga - SICAD (http://bit.ly/2IpNcgD)


Se vives no distrito de Viana do Castelo podes, para além do Centro de Saúde da tua zona de residência e do Centro de Respostas Integradas de Viana do Castelo (CRI), recorrer ainda ao Gabinete de Atendimento à Família que dispõe de uma Equipa de Rua “Adições”, financiada pelo SICAD, disponível para te aconselhar, informar e encaminhar, tentando encontrar uma resposta adequada à necessidade existente.

Gabinete de Atendimento à Família
Rua da Bandeira 342 – 4900-561 Viana do Castelo
Telefone: 258829138

Equipa de Rua - “Adições”
Linha do Minho – 917001743
Linha do Lima - 967617427

Hesita em algumas coisas da vida, mas não hesites nunca, na tua vida !

Etiquetas: 2018Sabia Que

Voltar à página de Notícias