Inicio>pt>Notícias>Presença no Metalfest

Presença no Metalfest

26-04-2012 11:19


Inicia-se no próximo dia 26 de Abril mais uma intervenção desenvolvida pelas Equipas de Rua do GAF, Estrada com Horizontes e Linhas e Rabiscos no âmbito da 15ª Edição do SWR Barroselas Metalfest.

O objectivo é informar e apoiar os frequentadores do festival na gestão dos prazeres e riscos associados à festa, ao consumo de substâncias psicoactivas e à sexualidade. Disponibilizarão material informativo sobre as substâncias, as doenças sexualmente transmissíveis e os serviços sócio-sanitários existentes na comunidade. Disponibilizarão ainda material preventivo e/ou contracetivo para proteção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidezes indesejadas e realizarão testes de alcoolemia.

Sabemos como as festas são fenómenos aglutinadores de grupos e de subculturas e que se constituem como espaços de excelência para o lazer onde os seus frequentadores dão largas a algum exagero e libertação no sentido da superação de limites e de fuga ao controlo social. É Também nestes contexto, que determinadas substâncias são usadas para favorecer a procura de sentidos e o aumento da intensidade de vivência da festa (o álcool como desinibidor; a cocaína e as anfetaminas como estimulantes e euforizantes; o ecstasy como potenciador da boa-disposição). Surge então a intervenção das Equipas, assente nos Modelos da Redução de Riscos e Minimização de Danos e na Gestão de Prazeres e Riscos. A Redução de Riscos aceita que o consumo de substâncias psicoactivas e a sexualidade existem mas defende que há práticas mais seguras que outras e que a pessoa é capaz e deve ter comportamentos que protejam a sua saúde. A Gestão de Prazeres preconiza um discurso o mais neutro possível, que não negligencia a existência de prazeres e não dramatiza os riscos e atribui ao indivíduo, a responsabilidade decisões e acções. Procura-se com a intervenção que os indivíduos tomem decisões o mais informadas possível, reduzindo os riscos para os próprios e para a comunidade em geral.

Voltar à página de Notícias