Inicio>pt>Notícias>lançamento do projeto Farol

lançamento do projeto Farol

10-03-2020 12:16



Decorreu na sexta-feira passada, na escola básica e secundária de Barroselas o lançamento do projeto Farol, financiado pelo programa P.O.I.S.E, promovido pelo Núcleo de Atendimento à Família do Gabinete de Atendimento à Família.

Participaram nesta iniciativa na qualidade de oradoras representantes da Escola (Diretora do agrupamento – Teresa Almeida), do GAF (Coordenadora - Leandra Rodrigues), da autarquia (Vereadora - Carlota Borges), do Ministério Público (Procuradora - Cláudia Velho), da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (Presidente - Ana Barros) e da Equipa de Prevenção da Violência de Adultos da ULSAM (Coordenadora - Lucinda Neves).

No evento os/as alunos/as tiveram oportunidade de colocar questões sobre a atuação dos profissionais do sistema de proteção a vítimas de violência doméstica.

O projeto Farol contempla a realização de workshops com os intervenientes das organizações da administração pública que mais diretamente atuam com as vítimas; o reforço do apoio psicológico/social e jurídico atualmente prestado; o alargamento da modalidade de intervenção realizando-se grupos de ajuda mútua para mulheres vítimas de violência doméstica e ações em contexto escolar em todo o distrito.

No total o projeto propõe-se sensibilizar aproximadamente 27 mil alunos/as sobre a temática da violência doméstica, 3600 professores/as e 550 auxiliares de ação educativa. Relativamente a outro/as intervenientes da rede prevê realizar workshops para 612 profissionais e distribuir 1000 guias de procedimentos para as organizações da Rede Intermunicipal de Intervenção na Violência Doméstica. Ao nível do acompanhamento das vítimas estima-se prestar apoio a 250 vítimas realizando-se um total de 1500 atendimentos.

Voltar à página de Notícias