Inicio>pt>Notícias>Intervenção ba receção ao caloiro 2012 do IPVC

Intervenção ba receção ao caloiro 2012 do IPVC

09-11-2012 18:27



As Equipas de Rua do GAF, Linhas & Rabiscos e Estrada com Horizontes, vão intervir novamente em contexto recreativo noturno na Receção ao Caloiro de Viana do Castelo. Esta irá realizar-se de 11 a 15 de novembro 2012.
A ação vai contar com a colaboração de vários parceiros, nomeadamente: Serviços do GAF – Centro de Aconselhamento Psicossocial para o VIH/Sida (CAPS), Pro-Equal (prevenção da violência doméstica e promoção da igualdade de género) e Prexistências (prevenção da toxicodependência em meio escolar); Ministério da Saúde - CRI de Viana do Castelo; Centro de Aconselhamento e Deteção de Viana do Castelo (CAD).
O objetivo é informar e apoiar os jovens na gestão dos prazeres e riscos associados à festa, ao consumo de substâncias psicoativas e à sexualidade.
Sabemos como as festas são fenómenos aglutinadores de grupos e de subculturas, que se constituem como espaços de excelência para o lazer onde os seus frequentadores dão largas a algum exagero e libertação, no sentido da superação de limites e de fuga ao controlo social. É também nestes contextos, que determinadas substâncias são usadas para favorecer a procura de sentidos e o aumento da intensidade de vivência da festa. Surge então a intervenção das Equipas, assente nos Modelos da Redução de Riscos e Minimização de Danos e na Gestão de Prazeres e Riscos. A Redução de Riscos aceita que o consumo de substâncias psicoativas e a sexualidade existem, mas defende que há práticas mais seguras que outras e que a pessoa é capaz e deve ter comportamentos que protejam a sua saúde. A Gestão de Prazeres preconiza um discurso o mais neutro possível, que não negligencia a existência de prazeres e não dramatiza os riscos, atribuindo ao indivíduo a responsabilidade das suas decisões e ações. Deste modo, procura-se com esta intervenção que os indivíduos tomem decisões o mais informadas possível, reduzindo os riscos para os próprios e para a comunidade em geral.

Voltar à página de Notícias