Inicio>pt>Notícias>Formação em Tráfico de Seres Humanos

Formação em Tráfico de Seres Humanos

12-11-2018 16:34



Capacitação de técnicos na área da Prevenção e do Combate ao Tráfico de Seres Humanos

O GAF - Gabinete de Atendimento à Família enquanto membro da Rede Regional de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico no Distrito de Viana do Castelo e no âmbito do projeto “Doequal” financiado pelo POISE, Portugal 2020 e União Europeia vai realizar uma ação de sensibilização na área da prevenção e combate ao Tráfico de Seres Humanos (TSH).
O TSH é uma grave violação dos direitos humanos que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, sendo as vítimas maioritariamente do sexo feminino e/ou menores de idade. Portugal não está imune a esta realidade, pois é simultaneamente país de origem, trânsito e destino de TSH.
Dada a complexidade e as especificidades do fenómeno, muitas destas situações são de difícil identificação e reconhecimento. Esta ação de sensibilização pretende informar sobre o Tráfico de Seres Humanos, dotando os profissionais de conhecimentos relacionados com a temática e capacitando-os para reconhecer os indícios deste tipo de crime.
Destinatários: profissionais da área da saúde, forças de segurança (PSP, GNR), educação, ciências sociais e humanas, técnicos/as de serviço social, técnicos de apoio à vítima, CPCJ, e outros profissionais cuja frequência da formação seja relevante.

Objetivos gerais:
1. Aprofundar e consolidar conhecimentos sobre o Tráfico de Seres Humanos
2. Capacitar profissionais para a identificação e sinalização de possíveis vítimas

Programa da formação:
a. Definição de Conceitos
b. Enquadramento Jurídico-penal
c. Prevalência
d. Indicadores e Obstáculos à Sinalização
e. Fatores de Risco & Vulnerabilidade
f. Sinalização – Sistema Nacional de Referenciação

Data de Realização: 12 de Dezembro de 2018 das 14h às 17h
Local: Convento do Carmo - Rua do Carmo, 4900-478 Viana do Castelo

Formadora: Vanessa Branco - Coordenadora da Equipa Multidisciplinar Especializada/Norte para Assistência de Vítimas de Tráfico de Seres Humanos (Associação para o Planeamento da Família).

Inscrições: www.gaf.pt/inscricoes
As inscrições deverão ser realizadas até dia 30 de novembro.

Para mais informações contactar:
Email: doequal@gaf.pt
Telefone: 258 829 138

Voltar atrás