Inicio>pt>Notícias>Dia Internacional do IDOSO - 2019

Dia Internacional do IDOSO - 2019

01-10-2019 16:48



No dia em que se assinala o Dia Internacional do Idoso lembrarmos a urgência da queda de um mito que persiste nas sociedades ocidentais: o mito da família como um espaço natural de afetos, de proteção e de amor.

Esta ideia idílica, romantizada de que entre os elementos de uma família há necessariamente, respeito, amor e segurança perpetua e alimenta os quadros de violência doméstica que afetam milhares de crianças, homens, mulheres e pessoas idosas deste país. Porque na família não são esperadas desavenças, as vítimas retraem-se nos pedidos de ajuda, as policias, os tribunais olham para vítimas e agressores com lentes especiais, que infelizmente nem sempre salvaguardam a segurança e a integridade física e psicológica das vítimas.

Em nome dos idosos e idosas a quem o sistema protela proteção e quantas vezes não reconhece a sua especial vulnerabilidade deixamos aqui algumas estatísticas para reflexão.

Assim, segundo as estatísticas da APAV, entre 2013 e 2017 foram registados 3387 processos de apoio a pais vítimas de violência por parte dos próprios filhos. Nestes casos, cerca de 48% das vítimas tinham mais de 65 anos. Em 80%, os maus tratos eram continuados, tendo uma duração média entre dois a três anos, e mais de metade (55,2%) tinham lugar na residência comum da vítima e do agressor, seguindo-se a residência da vítima (31,5%).

Sendo indiscutível que a família é em muitos casos um espaço de amor, proteção, crescimento e segurança afetiva para muitos, dizem as estatísticas que não o são para uma grande percentagem da população. Reconhecer o problema da violência doméstica será sempre um passo determinante na sua eliminação.

Fonte: www.ionline.sapo.pt

Voltar à página de Notícias