Inicio>pt>Notícias>Dia Internacional do Idoso

Dia Internacional do Idoso

09-10-2012 14:31


No dia 1 de outubro – Dia Internacional do Idoso -, o projeto “ProEqu@l” do GAF, em articulação com a Divisão de Desporto e Lazer da Câmara Municipal de Viana do Castelo, proporcionou um momento diferente repleto de alegria e boa disposição junto da população idosa do concelho – uma aula de relaxamento ao ar livre, contra a violência. Esta iniciativa teve lugar no Jardim da Marina, pelas 10:30h, e contou com a participação da população sénior da Santa Casa da Misericórdia, do Centro Social e Cultural de Carreço e da Associação de Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo. Deu-se início à ação com uma caminhada pela zona envolvente, seguindo-se os exercícios de mobilidade e flexibilidade, finalizando-se com o habitual alongamento e relaxamento. Após este momento de atividade física, seguiu-se uma pequena sessão de sensibilização acerca da violência contra a pessoa idosa. Este momento culminou com a entrega de lembranças alusivas aos direitos dos idosos elaborados pelos utentes das Oficinas/Ateliers do GAF – um coração aromático de tecido com o bordado tradicional de Viana. Este foi, de facto, um momento único, ouvindo-se no final “vozes” de satisfação e agrado pela iniciativa.
Através desta ação pretendeu-se valorizar o papel e o contributo de todas as pessoas idosas na comunidade e chamar a atenção para a problemática da violência doméstica de que muitos idosos são vítimas.
Aproveitamos, por último, para agradecer a pronta colaboração de todos aqueles que contribuíram para a realização desta atividade e, sem os quais, tal não seria possível!

Voltar à página de Notícias