Inicio>pt>Notícias>CAFAP participa nas “Jornadas de Reflexão somos a mão que agarra o futuro”

CAFAP participa nas “Jornadas de Reflexão somos a mão que agarra o futuro”

22-06-2021 09:18



O CAFAP do GAF esteve presente, no passado dia 19 de junho, entre as 10h30 e as 12h30, no terceiro – e último - webinar da promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Melgaço do ciclo: “Jornadas de Reflexão somos a mão que agarra o futuro” sob o tema “Garantir o superior interesse da criança”.

Este webinar contou com a presença da Dra. Aida Simões - Professora Adjunta da Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz -, que debruçou a sua comunicação sobre a identificação e avaliação de fatores de risco e proteção individuais na criança e/ou jovem. Posteriormente a intervenção da Dra. Marta Mendes da APAV-Braga que esclareceu conceitos legais: criança e/ou jovem em risco, risco e perigo bem como explicou os níveis de atuação da resposta de proteção. Por fim, a Dra. Marta Vieito do GAF, focalizou a sua intervenção na avaliação dos fatores de risco e proteção familiares bem como exemplificou a metodologia de intervenção CAFAP, valorizando a intervenção em rede. O painel de oradores ficou completo com a presença da Dra. Patrícia Seromenho, provedora da Misericórdia de Albufeira e responsável da UMP pela área da infância, que moderou o debate final.

As jornadas de reflexão da Misericórdia de Melgaço foram promovidas pelas respostas sociais da infância da instituição e destinaram-se a todos os que trabalham ou contactam com crianças na sua atividade profissional, tendo este webinar contado com a presença de cerca de 60 participantes.

Voltar à página de Notícias