Inicio>pt>Notícias>CAFAP formação "Crianças no Meio do Conflito"

CAFAP formação "Crianças no Meio do Conflito"

25-05-2021 09:55



O Projeto Adélia, promovido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e trata-se de um projeto de apoio à parentalidade positiva e à capacitação parental, cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, que se assume como uma estratégia preventiva para a promoção e proteção dos direitos da criança.

No eixo Mais Capacitação, o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) do Gabinete de Atendimento à Família (GAF), foi selecionado para frequentar formação em três programas internacionais de apoio à parentalidade positiva: Anos Incríveis, Mais família, Mais Jovem e Crianças no Meio do Conflito.

No passado mês de abril, a equipa do CAFAP frequentou formação certificada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra no Programa Crianças no Meio do Conflito. Trata-se de um programa desenvolvido a partir do programa Children in Between, de Don Gordon, por Maria Filomena Gaspar e Madalena Alarcão (Professoras na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra) e Joana Sequeira (Professora no Instituto Miguel Torga de Coimbra).

Visa promover uma coparentalidade focada no bem-estar emocional das crianças; aumentar a coparentalidade positiva e cooperante; e reduzir a coparentalidade conflituosa. É dirigido a figuras parentais com conflito na parentalidade; que vivem na mesma casa ou em casas separadas, fruto de uma separação ou divórcio; que têm capacidade para uma coparentalidade positiva e cooperante; que desejam reduzir o conflito e aumentar as competências de coparentalidade positiva e cooperante.

Em breve teremos novidades acerca da implementação deste programa.

Voltar à página de Notícias