Inicio>pt>Notícias>Bonecos de Rua

Bonecos de Rua

25-05-2012 16:45


Ao longo do dia de ontem, o Gabinete de Atendimento à Família assinalou o seu 18º ano de Intervenção Comunitária, realizando uma atividade que pretende desafiar a população em geral a questionar-se acerca de problemas vividos pela população que se encontra em situação extrema de exclusão social e que pode desencadear numa situação de sem abrigo.

Esta atividade, intitulada “Bonecos de Rua”, foi dinamizada pela equipa UAT do GAF e contou com a colaboração de vários alunos das diversas escolas do concelho e outros amigos que se juntaram à iniciativa.

Pretende-se, deste modo, alertar para este problema social e para a importância de olharmos para quem está ao nosso lado.

É verdade que esta realidade em Viana do Castelo está ainda muito escondida, pois na maior parte das situações, o que se verifica são pessoas a dormir em espaços devolutos e em pensões, de modo que ainda não existe um diagnóstico concreto, nem uma estratégia concreta para um problema que tende a ganhar maiores proporções, como evidenciam o aumento de pedidos de apoio para as necessidades básicas (alimentação, alojamento, banhos e dívidas).

No concelho e no distrito não existem estruturas que permitam dar resposta a situações de urgência para pessoas que, de um momento para o outro, fiquem em situação de sem abrigo, apesar de existirem muitos casos em risco de ficarem nesse estado. Os serviços de refeição e balneários do GAF são para pessoas acompanhadas pelas suas equipas, embora existam sempre pedidos para pessoas que não estão integradas nos nossos serviços. Além disso, a lista de espera para o espaço de acolhimento do GAF, a comunidade de inserção, tem vindo a aumentar e no presente mês encontra-se com uma lista de espera de 13 pessoas da área do Minho.

Voltar à página de Notícias