Inicio

Menu
Inicio>pt>Notícias>A história das nossas ruas...

A história das nossas ruas...

19-10-2018 13:32



A história das nossas ruas...

RUA DA BANDEIRA «A Rua da Bandeira, com o seu longo percurso desde a Praça da República até S. Vicente é, desde há bastantes séculos, a maior rua da cidade e, exceptuando o centro histórico medieval, é também uma das mais antigas de Viana do Castelo. A designação de Rua da Bandeira advém-lhe do facto de ser a via pública que terminava em S. Vicente e, aqui neste local, junto do ribeiro que ali passa e da vetusta capela de S. Vicente, ter existido o Hospital de Gafos ou Gafaria e, por esse motivo, se erguer num alto mastro a tremular ao vento, uma grande bandeira amarela que assinalava a presença dos leprosos levando a que todos se afastassem com verdadeiro horror. Mas de registar que o pequeno troço da Rua da Bandeira entre o cruzamento da Rua Major Xavier da Costa e Rua Espírito Santo e a Praça da Republica se chamava Rua da Misericórdia, e foi somente em 6 de Julho de 1867, que o seu nome foi mudado passando toda ela a chamar-se Rua da Bandeira.»

QUELHA DAS TRINCHEIRAS «Arruamento da zona do Carmo, entre a Rua Manuel Flúza júnior e a Estrada da Papanata. O seu topónimo deve-se, segundo se diz, a ser o local onde as trincheiras foram abertas para a defesa das tropas portuguesas, aquando das invasões francesas dos comandados de Napoleão.»

RUA DO CARMO «Rua aberta ao trânsito em Março de 1883, primitivamente desde a Ponte Metálica até à Rua José Espregueira e actualmente desde a Rua da Galiza até à de Abril. O seu topónimo faz referência ao antigo Convento do Carmo que lhe fica à ilharga. fundado em 1621 e concluído em 1625, com a sua igreja devotada a Nossa Senhora do Carmo, aberta ao culto em 20 de Julho de 1644 (dia da padroeira). Desde 3 de Janeiro de 1954, o antigo convento e a Igreja do Carmo pertencem ao Seminário da Ordem dos Padres Carmelitas Descalços.»

in Toponímia da Cidade de Viana do Castelo, António de Carvalho, 2006

________________

GAF – Gabinete de Atendimento à Família – obra social da Ordem dos Padres Carmelitas Descalços

Rua da Bandeira, 342 4900-561 Viana do Castelo

www.gaf.pt/pt/institucional

Voltar à página de Notícias