Inicio>pt>Notícias>7 MARÇO - Dia de Luto pelas Vítimas de Violência Doméstica

7 MARÇO - Dia de Luto pelas Vítimas de Violência Doméstica

07-03-2019 17:15



Dia Nacional de Luto pelas Vítimas de Violência Doméstica

O Gabinete de Atendimento à Família, mais especificamente o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica, associa-se ao dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica. Na sequência do elevado número de mulheres que já morreu este ano (e que não pára de aumentar!), o governo decretou dia de luto nacional contra a violência doméstica, na véspera do Dia Internacional da Mulher.

Sempre atento às violações dos Direitos Humanos e na proteção dos mais vulneráveis, há 20 anos o Gabinete de Atendimento à Família inaugurou a 1ª Casa Abrigo para Mulheres vítimas de violência doméstica.

Hoje, dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica decretado pelo governo associamos a nossa voz à onda de indignação que se verifica na sociedade portuguesa contra este flagelo nacional.

O GAF continuará a pugnar por esta causa e a apoiar as vítimas de violência doméstica nos serviços: Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Casa Abrigo.

Que as vidas que se perderam continuem a alertar consciências, a exigir mudanças e a impedir a repetição de erros grosseiros que nos envergonham e perpetuam e alimentam desigualdades de género.

É urgente:

punir quem deve ser punido, se queremos uma sociedade de direito;

responsabilizarmos todos e todas contra qualquer forma de violência;

dotar o sistema de meios efetivos de proteção das vítimas;

aumentar os apoios às vítimas para se libertarem das relações abusivas.

Denunciar, encaminhar, comprometer-se… farão a mudança.

Etiquetas:

Voltar atrás