Inicio>pt>Notícias>7 de maio - Dia Internacional Redução Riscos Minimização de Danos (RRMD)

7 de maio - Dia Internacional Redução Riscos Minimização de Danos (RRMD)

07-05-2020 19:48


7 de maio - Dia Internacional de Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD)





A RRMD é uma abordagem de intervenção holística e de proximidade, com um forte compromisso com os direitos humanos e a saúde pública. Surgiu em meados dos anos 80, como resposta à pandemia do VIH e como reforço à reorganização comunitária e foi assim ganhando visibilidade um pouco por todo o mundo.


O Gabinete de Atendimento à Família, trabalha nesta área da RRMD desde 2002. No momento, é o projeto da “Equipa de Rua Adições” (financiado pelo SICAD) que se orienta por esta filosofia de intervenção, visando a promoção da mudança dos comportamentos aditivos, com o intuito de informar sobre os riscos/danos associados ao consumo e desenvolvendo ações que visam a reestruturação dos projetos de vida dos sujeitos, na tentativa de eliminar condutas de risco e adotar comportamentos protetores de saúde, promovendo decisões informadas.


Num momento tão marcante e difícil na vida de todos nós, em que Portugal se encontra no Estado de Calamidade pública devido à Pandemia do Covid-19, a nossa intervenção ganha uma importância acrescida. Num trabalho de proximidade, persistência e parceria, temos tentado colmatar, sobretudo, as necessidades básicas da população alvo do projeto (alimentação, higiene, saúde e habitação) que neste momento se encontram numa situação de maior vulnerabilidade social, nunca descurando todo o trabalho de educação, promoção e sensibilização para a saúde do individuo e saúde pública. Nesta fase de confinamento reforçamos as diretrizes emanadas pela Direção Geral de Saúde e pelos organismos tutelares do projeto junto dos nossos utentes.


Os profissionais da área da RRMD (Equipa de Rua) do GAF, continuarão a responder às necessidades da população mais vulnerável com uma resposta de proximidade, indo ao encontro desta franja da população mais oculta, tentando minimizar os impactos desta pandemia.


---


Claudia Marinho – Coordenadora da Equipa de Rua - Adições

Etiquetas: 2020diaadições

Voltar à página de Notícias