Apresentação

Desde a sua fundação, em 24 de Maio de 1994, o GAF vem realizando as jornadas como uma oportunidade de reflexão e integração das suas práticas de intervenção comunitária, desafiando as sociedades contemporâneas a darem resposta solidárias, justas, igualitárias e integradoras a todos os cidadãos.

Cada ano, as jornadas focalizam-se numa temática específica dentro das várias áreas onde o GAF vem intervindo. As XXVIII Jornadas, este ano voltando ao presencial, realizam-se no dia 24 de Maio, organizadas pela equipa do Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica (NAVVD) sob o tema desafiante e inovador: “Fora da Caixa”: olhares alternativos e transformadores sobre a problemática ainda atual da Violência, visando desafiar participantes e investigadores a refletirem não só sobre a violência doméstica, mas propor contributos às gerações vindouras para eliminarem comportamentos violentos na família, na escola, nos espaços públicos e na sociedade. Ou seja, pretende responder à questão: como poderemos construir um mundo sem violência?

Face a esta desafiante questão formulada pelo grupo “fora da caixa” antecipo o meu modesto mas genuíno contributo: O AMOR é o alicerce/base segura da transformação da historia impregnando as vidas pessoais, familiares e os contextos educativos com a marca da Ternura, da solidariedade, do respeito incondicional e da igualdade uns pelos outros, sem dominadores, mas como servidores uns dos outros abrindo-nos aos horizontes Sublimes dum mundo sem violência.

Pela Direção do GAF,
P. Carlos Gonçalves

Sinopse

Fora da caixa

Após um longo e exigente período confinados aos nossos pequenos mundos...às nossas "caixas"... ousamos agora "sair da caixa" e desafiar quem nos acompanha a olhar fora dela!

A caixa de todos os dias limita-nos, enforma-nos, conforta-nos...mas não nos permite olhar além, colocar em causa, experimentar!

Ousar espreitar fora da caixa, é experimentar outras verdades, desmistificar crenças e reequacionar formas de ser e estar... é ver outras perspetivas e a realidade com outras cores.

E é essa a missão à qual nos propomos...desafiarmo-nos e desafiar-vos a espreitar fora da caixa, fora da rotina, fora das certezas do dia a dia e, inconformados, contribuir para a construção de um mundo sem violência!

Estas Jornadas são, assim, para todos e todas... sendo "proibida a entrada a quem não andar espantado de existir" (José Gomes Ferreira)

Agenda

Seminário

  • 9h30m | Abertura do secretariado

  • Coffee Break "Fora de Horas"

  • 10h | Sessão de Abertura Dentro da Caixa

    Carlos Gonçalves

    Diretor do Gabinete Social de Atendimento à Família

    Carlota Borges

    Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo

    Manuel Albano

    Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género

  • 10h45m | Performance Partir a Caixa

    Rita GT

    Artista crítica e intervencionista

  • 11h15m | Painel Fora da Caixa - Como Construir um Mundo sem Violência?

    Paula Allen

    Vítor Pereira

    Janaina Chichôrro

    Sabino Soares

  • 13h | Pausa para Almoço

Workshop Farol: Intervenção da Rede Intermunicipal de Intervenção na Violência Doméstica (RIIVD) de Viana do Castelo

  • 14h30 | A intervenção do GAF

    Leandra Rodrigues

    Coordenadora do Gabinete de Atendimento à Família

  • 14h45m | Atuação do Ministério Público

    Cláudia Velho

    Procuradora da República da Comarca de Viana do Castelo

    Maria Isabel Dantas

    Procuradora da República da Comarca de Viana do Castelo

  • 15h | Intervenção dos Órgãos de Polícia Criminal

    Carlos Araújo

    Agente Principal PSP - Equipas de Apoio à Vítima da PSP de Viana do Castelo

  • 15h15 | O papel da Saúde

    Filomena Quintela

    Equipa para a Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) da ULSAM

  • 15h30 | Dinamização da atuação da rede

    Metodologia world café

  • 17h | Encerramento

Sobre Paula Allen

Psicóloga, membro efetivo da OPP, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia Social com especialidade avançada em Psicologia Comunitária e Sexologia. É formadora certificada pelo Conselho Científico da Formação em Educação para a Saúde - Educação Sexual e Educação para a Cidadania. Faz parte da lista de especialistas reconhecidos/as pela CIG nas áreas de Igualdade entre mulheres e homens, Violência Contra as Mulheres e Violência Doméstica, Tráfico de Seres Humanos e Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género e Características sexuais.

É Vice Presidente da Associação Plano i e responsável pelos projetos que respondes diretamente às questões LGBTI, como sendo o Centro Gis, a Casa Arco-íris, o Plano 3C-Casa Com Cor e o Conselho Consultivo para as Questões LGBTI, entre outros.

Mãe, filha, companheira, colega, mas assim de tudo, uma mulher feminista que se pauta pela insubmissão a todas as regras e valores que não protegem as pessoas e não as respeitam no seu todo

Sobre Vítor Pereira

Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

Licenciado em História pela Faculdade de Letras Universidade de Coimbra. Mestre em História: Área de Especialização em Cultura e Poderes, Universidade do Minho. Autor de vários artigos científicos e participante em inúmeros encontros e conferências. Durante a formação universitária foi Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e premiado com Prémio de Excelência Feijó.

Sobre Janaina Chichôrro

Diretora de Arte, educadora e design em sustentabilidade

Brasileira, mãe, artista de teatro, educadora, ecovileira e design em sustentabilidade, formada em Letras e Pedagogia, há 22 anos atuo em escolas públicas e organizações sociais sonhando e lutando por uma educação autonoma e consciente e que de fato contribua para o desenvolvimento integral do ser humano. Diretora pedagógica e co fundadora da REDE KUNE que tem por missão desenvolver ciclos transformativos, tutorias, processos regenerativos para a Educação do século XXI, orientada pelo professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte em Portugal.

Há 10 anos trabalho com os povos originários, em especial, com a etnia Guarani M'Bya, da Tekoa Jaexaa Porã, fomentando e promovendo apresentações artísticas que contemplam a dança. a música, a pintura, a escultura e toda ancestralidade Guarani.

Acreditando que a Natureza é a grande geradora de sustentabilidade, desde 2006, dedico-me a criação da Ecovila Aldeia Moarandu e Awete Centro de Educação Integral, tornando-me design em sustentabilidade pelo panorama Gaia Education e TOT (Training of Trainers) para as ODS 2030.

Vale dizer, que foi sempre o teatro, seja no palco, na dramaturgia, no chão da escola, na rua que ajudou-me constituir a visão de um mundo mais humano, justo, belo, criativo, fraterno para todos os seres.

Sobre Sabino Soares

Considera-se uma pessoa muito positiva, alegre, criativa, apaixonada, sensível e que acredita que é primeiro necessário cuidar do nosso coração para depois poder-se cuidar verdadeiramente dos outros. Depois de 10 anos requisitado numa universidade a trabalhar como Gestor desportivo, tem dedicado os últimos 9 anos da sua vida a ensinar e partilhar a crianças, jovens, professores e pais como obter um verdadeiro equilíbrio entre o corpo, emoções e mente e, consequentemente, lidar melhor com o stress.

É professor numa escola pública, criador do Programa Bkind (Mindfulness), organiza os mais diversos retiros Mindfulness e Dias de Silêncio, é autor do livro sobre Mindfulness “Stop! Respira! Decide!" e é também fundador da Ecstatic Dance Faro, que se pode traduzir como "Dança Êxtase", ou seja uma dança de movimento consciente que reúne muitas pessoas todos os meses levando-as a atingir estados meditativos através do movimento livre, ritmo natural e sabedoria do corpo. É através do Mindfulness, da dança consciente, das formações, retiros e cursos que organiza, que tenta trazer uma vida com maior qualidade, verdade, alegria de viver e leveza à sua comunidade pois acredita que cada um de nós tem o poder e capacidade de contribuir para uma vida mais positiva e feliz para as pessoas que se encontram à nossa volta.

Neste momento, é Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Olhão, onde coloca toda a sua energia para desenvolver um trabalho que visa a proteção das crianças e jovens do concelho.

Inscrições

Informações Úteis

Viana do Castelo, Portugal

Local Seminário e Workshop

Auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Viana do Castelo
Praça Dr. António Feio Ribeiro da Silva, 263
4900-557 Viana do Castelo

Inscrições Seminário e Workshop

Obrigatória e gratuita
Lotação máxima 100 pessoas

Agradecimentos

Contactos

GAF - Gabinete de Atendimento à Família
Rua da Bandeira, 342
4900-561 Viana do Castelo

Segunda a Sexta-Feira das 9h às 12h30 e 14h às 18h

tel +351 258 829 138

fax +351 258 811 313

geral@gaf.pt