Agenda

Webinar (In)Dependências - 28 Maio

Álcool e Jogo: as implicações do confinamento

  • 21h30

    Fernando Mendes

    Psicólogo Clínico; Investigador; Coordenador técnico da Comunidade Terapêutica Arco Iris do DICAD da ARS Centro; Presidente do IREFREA Portugal

    Sarha Menezes

    Psicóloga Clínica no Instituto de Apoio ao Jogador

    Moderadora

    Patrícia Carvalho
    Responsável Regional da área de intervenção RRMD-Divisão de Intervenção nos comportamentos aditivos e nas dependências-ARS Norte

Sobre Fernando Mendes

Psicólogo Clínico.

Investigador, Coordenador técnico da Comunidade Terapêutica Arco Iris do DICAD da ARS Centro.

É Presidente do IREFREA Portugal e responsável pela implementação de programas Escolares (Tu Decides) e pela formação para profissionais de contextos noturnos (Manual).

Autor e coautor de várias publicações, teve participação em diversas redes nacionais e internacionais de investigação e prevenção.

Sobre Sarha Menezes

Psicóloga Clínica formada pelo ISPA– IU, realiza consultas de casos de pessoas com dependência de jogo a dinheiro, gaming, e de outras dependências comportamentais, no Instituto de Apoio ao Jogador, intervindo também com familiares.

Participa e intervém na terapia de grupo no IAJ, bem como realiza formações e workshops na área da dependência de jogo e videojogos. Adicionalmente é responsável pelo atendimento de uma linha de apoio para perturbação de jogo/Gaming.

Ao longo dos anos realizou intervenção junto de crianças, jovens e seus agentes educativos, nomeadamente desenvolvimento de competências socio-emocionais, gaming, comunicação, resolução de conflitos, auto-imagem, bullying, entre outros.

Sobre Patrícia Carvalho

Bacharelato em 1997, Licenciatura em Enfermagem em 2002 pela Escola Superior de Enfermagem Santa Maria, Pós graduada em Gestão e Administração de Serviços em 2007 pela Faculdade de Medicina do Porto em colaboração com Associação Portuguesa de Bioética, Especialista em Saúde Comunitária em 2008 pela Escola superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado, e Mestre em Saúde Comunitária em 2016, pela Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Iniciou funções como Enfermeira em 1997, CAT do Conde Unidade Materna, em 2005 assume funções de Enfermeira responsável, exerce ainda funções no Centro de Saúde de Valadares de 2000- 2005 e na Equipa de Rua Novas Metas de 2005 a 2013, e em 2015 no Projeto Integrado de Atendimento Materno é nomeada em funções de chefia.

Em janeiro de 2020 integra a Equipa Técnica da DICAD, como responsável regional pela área de intervenção Redução de Riscos e Minimização de Danos.

Inscrições

As inscrições on-line encontram-se encerradas.

Contactos

GAF - Gabinete de Atendimento à Família
Rua da Bandeira, 342
4900-561 Viana do Castelo

Segunda a Sexta-Feira das 9h às 12h30 e 14h às 18h

tel +351 258 829 138

fax +351 258 811 313

jornadas@gaf.pt