Workshop
Valórame

Avaliação da gravidade da situações de risco, desproteção e abandono na infância

A tomada de decisão está inerente ao sistema de proteção infantil e exerce grande impacto na vida das crianças.

A forma como as equipas de profissionais ou o sistema de proteção tomam decisões, assim como as variáveis que podem interferir nesta tomada de decisão, são um fenómeno amplamente estudado em vários países. Diversos estudos constatam a importância da avaliação da gravidade do mau trato como uma das principais variáveis que orienta a tomada de decisão, chegando-se igualmente à conclusão acerca da escassa coincidência entre profissionais no momento de classificar a gravidade do mau-trato, dos erros nas tomadas de decisão e das consequências associadas ao futuro das crianças.

Neste contexto, surge a necessidade de contar com instrumentos que permitam às equipas profissionais um nível mínimo de acordo nas suas avaliações. A utilização de instrumentos estandardizados de avaliação como o VALORAME aumenta de forma significativa a consistência na avaliação da gravidade da desproteção infantil e reduz a probabilidade de erro nas tomadas de decisão posteriores. Por outro lado, é de destacar que este instrumento se centra na situação real da criança, no dano sofrido e no seu grau de bem-estar, sendo estes elementos determinantes no momento da avaliação das situações de desproteção.

O instrumento a apresentar neste workshop – VALORAME: avaliação da gravidade da situações de risco, desproteção e abandono na infância – foi adaptado na Andaluzia a partir do original desenvolvido na Comunidade Autónoma Basca, de modo a poder determinar de forma consensual e estruturada o nível de gravidade das situações de desproteção infantil e permitir tomadas de decisão fundamentadas e baseadas em critérios homogéneos sobre as necessidades de proteção dos menores que estão em situação de risco e desproteção, possibilitando, assim, a utilização de uma linguagem comum, facilitando a coordenação e o trabalho em rede dos diferentes serviços com competências relativas à proteção da criança.

Neste workshop estará presente António José Molina, coautor deste instrumento, que o apresentará e, através de exercícios práticos, permitirá a reflexão e exploração de situações reais de aplicação do VALORAME.

Sobre Antonio José Molina Facio

É licenciado em Psicologia pela Universidade de Sevilha, com especialidade em Psicologia Clínica (Psy.D) pelo Sistema Nacional de Saúde.

Possui Mestrado em mediação e intervenção familiar pela Universidade de Sevilha realizando o seu trabalho final dobre a tomada de decisões profissionais no sistema de proteção à infância, com supervisão do Prof.º Jesús Palacios Gonzalez.

É docente no Observatório da Infância em Andaluzia, Escola Anadaluza de Saúde Pública e do Instituto Andaluz de administração pública.

Participou na construção do IV Plano Andaluz de saúde e no II Plano Andaluz da Infância.

Trabalha há vinte anos no sistema de proteção de menores em áreas distintas, ocupando atualmente um cargo de chefia no Serviço de proteção de menores em Cádiz.

Coautor do instrumento VALORAME em conjunto com Carlos Martinez Bermudez para a avaliação da gravidade das situações de desproteção infantil.

Informações Úteis

Local

Hotel Rali Viana

Horário

9h - 13h e 14h - 17h30

Inscrições disponiveis

Máximo 50

Preço

15€ *

* 50% desconto para amigosGAF e estudantes mediante comprovativo (Cartão Amigo GAF ou Comprovativo de Inscrição).
Para inscrições de grupos com um minimo de 10 pessoas entre em contacto connosco (www.gaf.pt/contactos) para saber condições.

Inscrições

As inscrições on-line encontram-se encerradas, contudo poderá inscrever-se no próprio local.

Para mais informações sobre a disponibilidade de vagas contactar 258829138 ou jornadas@gaf.pt