Apresentação

O Gabinete de Atendimento à Família (GAF) está a celebrar, ao longo deste ano de 2019, 25 anos ao serviço à promoção da dignidade da pessoa humana, desenvolvendo intervenções diversificadas e multidimensionais para garantir, aos mais desfavorecidos, o direito pleno de cidadania.

O GAF é uma instituição particular de solidariedade social, criada a 24 de Maio de 1994, Ano Internacional da Família, por iniciativa da comunidade Religiosa, a Ordem dos Padres Carmelitas, a partir das necessidades identificadas no trabalho de aconselhamento espiritual que, há anos, vêm desenvolvendo na comunidade do Carmo em Viana do Castelo

O objetivo inicial do GAF foi proporcionar um espaço de acolhimento às famílias mais desfavorecidas e de elevada exclusão social da região oferecendo-lhes uma resposta integrada e inclusiva, que estava para além da resposta pastoral/espiritual, em ordem a devolver-lhes a dignidade de cidadãos de plenos direitos. Num primeiro momento, procurou-se que este trabalho fosse alicerçado em parcerias com instituições públicas e privadas da comunidade civil de Viana do Castelo que prestavam serviços de intervenção psicossocial e comunitária. Rapidamente, a experiência no trabalho de atendimento diário e a partir da avaliação das necessidades sociais identificadas, identificaram-se graves carências em vários segmentos da população, sendo evidentes as desigualdades sociais de oportunidades –– uns eram mais cidadãos que outros –– emergindo problemáticas claras no âmbito da exclusão: comportamentos aditivos, seropositividade, delinquência, ex-reclusão, sem-abrigo, desemprego, emprego precário, carências socioeconómicas, disfuncionalidade familiar e/ou ruptura sócio-familiar, violência doméstica e famílias com crianças em risco…

Face à constatação destas necessidades e à complexidade das problemáticas, os Órgãos Sociais do GAF (constituídos por representantes da Ordem dos Padres Carmelitas Descalços e membros da sociedade civil, em regime de voluntariado) e os seus parceiros decidiram desenvolver uma intervenção contínua, sistematizada, integrada e multidisciplinar, com quadros técnicos próprios, especializados na área da intervenção comunitária. Assim, através da celebração de acordos não tipificados com a Segurança Social e de candidaturas a diversos projetos nacionais e europeus, o GAF foi crescendo, progressiva e sustentadamente, com equipas multidisciplinares, constituída por profissionais especializados - atualmente constituída por 36 técnicos superiores- nas várias áreas das Ciências Sociais e Humanas para responder aos pedidos crescentes com que era confrontado em várias áreas: social, psicológico, económico, laborais, jurídico, educativo e cultural.

No decurso destes 25 anos de intervenção sustentada e reconhecida nacional e internacionalmente, o GAF tem pautado a sua ação na atenção às franjas sociais colocadas nas margens do acesso às oportunidades de bens e serviços contribuindo para o esbatimento das desigualdades entre os cidadãos. Assim, os Órgãos Sociais do GAF e a sua equipa de trabalho privilegiaram, no decorrer destes 25 anos de intervenção, marcados pela qualidade científico-técnica das suas práticas, a consolidação e afirmação da sua identidade, como instituição que procura soluções inovadoras e criativas na área do serviço dos mais desfavorecidos, desenhando estratégias adequadas para lhes devolver o direito de plena cidadania participativa. Para a concretização deste projeto de justiça social contamos com a colaboração e mobilização da sociedade civil, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e outras instituições da comunidade, em ordem a uma maior responsabilidade social e um crescente sentido de cidadania solidária

Em nome dos cidadãos anónimos que servimos todos os dias e dos Órgãos Socais do GAF, quero agradecer a todos os que colaboram connosco, em formas de serviços voluntários e apoios materiais, para tornar viável este projeto solidário ao serviço da inclusão e da dignidade da pessoa Humana.

Sinopse

25 anos de história... 25 anos de caminhos traçados... 25 anos de trabalho conjunto... 25 anos de criação de laços e parcerias...


Uma árvore...

Uma árvore que simboliza caminhos, percursos, vidas... O nosso percurso enquanto instituição, as vidas dos utentes, o trabalho em rede, as nossas raízes, caminhos menos bem sucedidos...

Ramos secos que não vingaram a simbolizar caminhos e estratégias sem os resultados pretendidos! Ramos entre cruzados a simbolizar famílias multidesafiadas, intervenções conjuntas, trabalho de parceria!

Pequenos ramos que teimam em crescer, ainda que rodeados de troncos secos...tal como a resiliência que tanto nos carateriza.

Folhas maiores e mais pequenas, ramos mais vastos e outros mais "empobrecidos"... assim são os resultados do nosso trabalho a cada momento!

Raízes sólidas e profundas, que nos sustentam...na qualificação dos profissionais, na Direção que nos orienta e enquadra, nas relações criadas interna e externamente, nas bases teórico-práticas do trabalho desenvolvido com cada família!


O preto...

...«resultado da falta parcial ou completa da luz; cor acromática; literalmente, uma cor sem cor»; «A cor preta sugere: silêncio, poder, tristeza, dor, opressão, angústia, introspecção e favorece a autoanálise. Quando brilhante, confere nobreza, distinção, elegância»

A dor, a angústia, a tristeza, a opressão que carateriza vidas com as quais nos cruzamos...e todo o esforço conjunto para lhe conferir brilho, garantindo-lhes distinção e nobreza!

Agenda

Seminário: Intervenção Comunitária.. da teoria às práticas de sucesso

Hotel Flôr do Sal

  • 14h30m - 1º Painel

    Enquadramento concetual e metodológico na Intervenção comunitária

    Carlos Gonçalves (FPCEUP)

    Intervenção comunitária no contexto do teatro

    Hugo Cruz (FPCEUP)

    Intervenção comunitária no contexto educativo

    Joana Cruz (FPCEUP)

  • Coffee Break

  • 16h30m - Experiências de sucesso no contexto artístico e educativo

    Manuel Vitorino

    Agrupamento de Escolas de Monserrate

    Projeto Comunidade do Teatro do Noroeste - CDV

    Ana Perfeito

  • Sessão Encerramento

Mais Informações

Valórame

Avaliação da gravidade da situações de risco, desproteção e abandono na infância

Dinamizador Antonio José Molina Facio

Mais Informações

Violência Doméstica

Que mudanças se impõem no sistema de proteção?

Dinamizadora Elisabete Brasil

Mais Informações

Desemprego aos 55 anos. E agora?

Dinamizadoras Andreia Lima, Cristina Tavares e Sandra Alves

Mais Informações

A igualdade, um direito humano a promover desde o nascimento

Dinamizadora Vanessa Pereira

Mais Informações

Doença Mental

Primeiros sinais de descompensação: Como Intervir?

Dinamizadora Ana Coroas e Ana de Sousa Pinto

Mais Informações

Gaming, Gambling e Cenas

Como intervir nos comportamentos aditivos SEM substância?

Adiado - Data a definir

Fotografias: Hotel Flôr do Sal

Jantar Comemorativo

Local

Hotel Flôr de Sal - 20h

Inscrições

Confirmações através de jornadas@gaf.pt ou 258 829 138

Preço

25€

Celebração Eucaristica

Local

Convento do Carmo

Horário

11h30m

Informações Úteis

Viana do Castelo, Portugal

Local Seminário

Hotel Flôr de Sal

Inscrições Seminário

Entrada livre e gratuita

Local Workshops

Mais informações na página do workshop

Local Jantar

Hotel Flôr de Sal

Agradecimentos

Contactos

GAF - Gabinete de Atendimento à Família
Rua da Bandeira, 342
4900-561 Viana do Castelo

Segunda a Sexta-Feira das 9h às 12h30 e 14h às 18h

tel +351 258 829 138

fax +351 258 811 313

geral@gaf.pt