Workshop
Gaming, Gambling e Cenas

Como intervir nos comportamentos aditivos SEM substância?

O conceito de adição não se refere, exclusivamente ao consumo de substâncias psicoativas (álcool, tabaco, cannabis, cocaína, heroína, entre outras), mas também a comportamentos aditivos sem substância. Existem hábitos, supostamente inócuos, que em determinadas circunstâncias podem adquirir as mesmas especificidades aditivas, como é o caso das perturbações associadas ao jogo - Gambling (que envolve o jogo a dinheiro) e o Gaming (que envolve a interactividade, como os jogos digitais) ou à dependência de tecnologia (consumo abusivo e/ou descontrolado das plataformas e redes digitais).

Estes comportamentos podem converter-se em aditivos, em função da assiduidade, quantidade de tempo e dinheiro que se investe em levá-los a cabo, podendo tornar-se num problema transversal que afeta a vida familiar, profissional, escolar, social e económica da pessoa.

No cenário presente de crescente utilização tecnológica no quotidiano das pessoas, a prevenção deste tipo de comportamentos, principalmente nas camadas mais jovens, reveste-se de grande importância. Neste sentido, este workshop pretende dotar os participantes (profissionais das áreas social, saúde, educação; familiares; comunidade em geral) de conhecimentos sobre comportamentos aditivos e dependências sem substâncias, bem como de estratégias de intervenção a serem desenvolvidas com a população dependente e/ou em risco.

Informações Úteis

Local

Navio Museu Gil Eanes - Sala Hermano Saraiva

Horário

9h - 12h30 e 14h - 17h30

Inscrições disponiveis

Máximo 25

Preço

15€ *

* 50% desconto para amigosGAF e estudantes mediante comprovativo (Cartão Amigo GAF ou Comprovativo de Inscrição).
Para inscrições de grupos com um minimo de 10 pessoas entre em contacto connosco (www.gaf.pt/contactos) para saber condições.

Inscrições

As inscrições on-line encontram-se encerradas, contudo poderá inscrever-se no próprio local.

Para mais informações sobre a disponibilidade de vagas contactar 258829138 ou jornadas@gaf.pt