Workshop
Doença Mental

Primeiros sinais de descompensação: Como Intervir?

Portugal é o segundo país com a mais elevada prevalência de doenças psiquiátricas da Europa, sendo apenas ultrapassado pela Irlanda do Norte (23,1%).

Mais de um quinto dos portugueses sofre de uma perturbação psiquiátrica (22,9%). A barreira entre aquilo que é considerado como normal ou patológico, é cada vez mais ténue e ninguém está imune de desencadear e/ou lidar com uma doença mental quer na sua esfera pessoal quer ao nível profissional.

Saber interpretar os primeiros sinais de doença é fundamental para minimizar o impacto e o desgaste que o desconhecimento pode acarretar.

Identificar os primeiros sinais de descompensação na pessoa portadora de doença mental, pode constituir um primeiro passo para uma melhor intervenção neste âmbito. Assim, este workshop pretende “dotar” os participantes(Técnicos, familiares e comunidade em geral) de ferramentas ajustadas para uma abordagem eficaz, considerando as especificidades da doença.

Dinamizado por Ana Coroas

Licenciada e mestrada em Medicina pela Escola de Medicina da Universidade do Minho. Desenvolveu a sua tese de mestrado na área da Psiquiatria, no Serviço de Psiquiatria do Hospital de Braga.

Como parte integrante do seu percurso formativo frequentou estágios de Saúde Mental nos serviços de Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém e do Hospital de Santa Luzia (ULSAM).

Em 2018 frequentou o Curso Avançado de Formação em Psiquiatria e Saúde Mental, que decorreu no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), na Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Atualmente é interna de Formação Específica de Medicina Geral e Familiar na USF Gil Eanes (Viana do Castelo).

Dinamizado por Ana de Sousa Pinto

Mestre em Medicina pela Faculdade de ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Como parte integrante do seu percurso académico frequentou estágios de Saúde Mental nos serviços de Psiquiatria do Hospital Egas Moniz e Hospital São Francisco Xavier, do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, Hospital Pedro Hispano (ULS Matosinhos) e Hospital de Santa Luzia (ULSAM).

A promoção de saúde e prevenção de doença são áreas integrantes no seu trabalho diário.

Atualmente é interna de Formação Específica de Medicina Geral e Familiar na USF Terra da Nóbrega (Ponte da Barca).

Informações Úteis

Local

Salão Nobre do Sport Club Vianense

Horário

9h - 12h30m e 14h - 17h30

Inscrições disponiveis

Máximo 20

Preço

15€ *

* 50% desconto para amigosGAF e estudantes mediante comprovativo (Cartão Amigo GAF ou Comprovativo de Inscrição).
Para inscrições de grupos com um minimo de 10 pessoas entre em contacto connosco (www.gaf.pt/contactos) para saber condições.

Inscrições

As inscrições on-line encontram-se encerradas, contudo poderá inscrever-se no próprio local.

Para mais informações sobre a disponibilidade de vagas contactar 258829138 ou jornadas@gaf.pt