A investigação em saúde reconhece a relevância da família e do pré-escolar na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida das crianças, bem como na prevenção da infeção pelo VIH e outras IST. Neste enquadramento, o CAPS VIH/SIDA desenvolveu o Projeto Algodão Doce que visa a educação para os afetos e a sexualidade no pré-escolar envolvendo os agentes educativos principais – pais e educadores – e as crianças com 4 e 5 anos de idade que frequentam o jardim-de-infância.
1. Explorar as perceções dos educadores de infância e pais de crianças com 4 e 5 anos de idade sobre a promoção da saúde e em particular relativamente a educação para os afetos e sexualidade
2. Promover a reflexão conjunta entre pais e educadores de infância acerca do papel que cada um desempenha na educação sexual dos seus filhos/educandos
3. Promover o desenvolvimento de competências de comunicação pais/educadores-crianças neste âmbito
4. Fomentar o envolvimento de pais e educadores de infância na educação para os afetos e sexualidade na primeira infância
Sete sessões de focus group quinzenais, com duração (90 a 120 minutos) para debater as necessidades sentidas pelos educadores neste âmbito e explorar o seu interesse e disponibilidade para desenvolver um projeto de educação para os afetos e sexualidade com os seus alunos.
Oito sessões de focus group mensais, com duração (90 a 120 minutos) para debater as necessidades sentidas pelos pais neste âmbito e explorar o seu interesse e disponibilidade para participar num projeto de educação para os afetos e sexualidade com os seus filhos. Os educadores de infância que participaram previamente no focus group para educadores participam quer na planificação quer na dinamização do focus group para pais.
Focus Group é uma metodologia qualitativa de investigação ação que dá a oportunidade quer a pais quer aos professores de partilhar experiências, principalmente das relacionadas com a educação sexual dos seus filhos/alunos, fortalece relações; facilita a criação de uma rede de suporte entre os diferentes agentes educativos envolvidos e permite selecionar as estratégias mais adequadas para a abordagem da sexualidade nas diferentes etapas do desenvolvimento humano.
O projeto foi construído no ano letivo 2013/14, implementado semanalmente, durante 4 meses (10 momentos de aprendizagem pela ação) e contou com a participação continuada dos pais. Neste âmbito criaram-se materiais didáticos, dinâmicas de grupo, atividades a realizar em ambiente familiar e encontros com pais.
Autoria do Projeto
Maria Carmo Cunha no âmbito do Mestrado de Promoção e Educação para a Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia - Universidade do Minho - Braga
Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía - Universidade dá Coruña
13th European Conference on Psychological Assessement - Zurich
XXII Congreso Internacional de Educación y Aprendizaje - Universidade CEU San Pablo, Madrid
Revista Internacional de Educación Preescolar e Infantil - Educação sexual e para os afetos no pré-escolar: narrativas dos pais
A educação para a sexualidade e para os afetos: Realidade, vontade ou utopia no pré-‐escolar?
Discursos de educadoras sobre afetos na primeira infância