Inicio>pt>Notícias>SABIA QUE… O I=I é uma questão de direitos humanos

SABIA QUE… O I=I é uma questão de direitos humanos

11-10-2019 10:01



SABIA QUE… O I=I é uma questão de direitos humanos

Na Conferência de Retrovírus e Infeções Oportunistas (CROI2019), a Dra. Carrie Foote* afirmou que “Todas as pessoas que vivem com VIH têm o direito a informação correta sobre a sua saúde social, sexual e reprodutiva.”
A Dra. Foote vive com VIH desde 1988 e é um dos membros fundadores da campanha I=I lançada em 2016 (mais informação através do www.preventionaccess.org).

I=I significa Indetetável=Intransmissível

A campanha colabora com parceiros da comunidade em quase 100 países. Tem como objetivo comunicar as evidências de vários estudos que confirmam que as pessoas que vivem com VIH sob um tratamento eficaz não podem transmitir VIH aos seus parceiros sexuais.
Para as pessoas com VIH, o I=I tem o potencial de transformar as suas vidas social, sexual e reprodutiva, trabalhando ao mesmo tempo para acabar com o estigma. “O estigma está a matar-nos”, comentou Foote. “O estigma em relação ao VIH é uma emergência de saúde pública e o I=I é uma resposta eficaz e imediata para começar a desmantelar o estigma.”
Tem sido eficaz ao influenciar a opinião pública, e ao elucidar as pessoas que vivem com VIH (e seus amigos e familiares), permitindo-lhe compreender que podem viver vidas longas e saudáveis, ter filhos e não necessitarem de se preocupar com a possibilidade de transmissão da sua infeção a outras pessoas.
O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), que representa a ciência, apoiou oficialmente a Campanha, que representa mais um passo importante para a I = I, sublinhando em 2017 por altura da sinalização do Dia Mundial da Luta Contra a Sida esta mensagem

+ inf: www.preventionaccess.org


Carrie Foote - Professora Associada Sociologia da Universidade de Indiana - Universidade de Purdue Indianapolis ( IUPUI ), EUA

Etiquetas: Sabia Quehiv2019

Voltar à página de Notícias