27-05-2022 11:39
Sabia que brincar é essencial para o desenvolvimento integral saudável das crianças?
28 maio Dia Internacional do Brincar.
Atualmente é inegável a importância do brincar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. O brincar e o jogar não se resumem apenas a formas de divertimento e entretenimento da criança, mas são meios privilegiados dela expressar os seus sentimentos, aprender através da simulação do mundo real.. Por intermédio da brincadeira, a criança explora e reflete sobre a realidade e a cultura na qual está inserida, interiorizando-a. A experimentação de diferentes papéis sociais através do faz-de-conta, permite à criança compreender o papel do adulto e aprender a comportar-se e a sentir como ele, constituindo-se como uma preparação para a entrada no mundo dos adultos. A criança procura assim conhecer o mundo e conhecer-se a si mesma.
Por outro lado, através da brincadeira, a criança tem oportunidade de simular situações e conflitos da sua vida familiar e social, o que lhe lhe permite a expressão das suas emoções. Brincar é uma forma segura das crianças encenarem os seus medos, as suas angústias e a sua agressividade e de tentarem elaborar e resolver os seus conflitos internos. Os jogos, nos quais está implícito o perder e o ganhar, permitem que a criança possa começar a trabalhar a sua tolerância à frustração. Aprender a lidar com esse sentimento é essencial para o seu equilíbrio emocional e para o desenvolvimento da personalidade.
Outro aspeto importante do brincar é o desenvolvimento do raciocínio, da atenção, da imaginação e da criatividade, na medida em que as brincadeiras trazem novas linguagem e ajudam a criança a pensar, se quisermos, a pensar a realidade de forma criativa.
O brincar desempenha um papel igualmente importante na socialização da criança, permitindo-lhe aprender a partilhar, a cooperar, a comunicar e a relacionar-se, desenvolvendo a noção de respeito por si e pelo outro, bem como a sua auto-imagem e auto-estima.
Os pais e educadores/as têm um papel fundamental no que respeita à preparação dos espaços, à seleção dos brinquedos e dos contextos a serem explorados, proporcionando à criança um ambiente de qualidade e enriquecedor da imaginação infantil, que estimule as interações sociais com outras crianças, familiares e amigos. Importa lembrar que enriquecedor não significa proporcionar brinquedos caros, mas meios que permitem a exploração de diferentes linguagens como a musical, corporal, gestual, escrita.
O adulto pode e deve participar na brincadeira, uma vez que o seu envolvimento não só estreita os laços afetivos com a criança como também aumenta o seu nível de interesse e motivação. Na interação, o adulto tem oportunidade de conter e ajudar a criança na elaboração das inquietações que surgirem durante a brincadeira, bem como enriquecer e estimular a imaginação da criança, despertando-lhe ideias e questionando-a para a descoberta de soluções.
É essencial disponibilizar e proporcionar à criança diferentes tipos de brinquedos e brincadeira, sendo essencial que os mesmos sejam livres de estereótipos de géneros. Para um desenvolvimento bio-psico-social integral saudável é tão importante a cozinha, como a boneca e o carrinho. Diferentes brinquedos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento de competências específicas, todas elas essenciais.
Por isso deixe o seu filho e a sua filha brincar livremente com todo o tipo de brinquedos sem receios...estará apenas a contribuir para o desenvolvimento saudável dele/a!
Fonte: www.psicologia.pt