17-05-2024 20:43
Globalmente, a investigação científica indica que pessoas mais felizes são mais produtivas e também mais saudáveis, consequentemente mais capazes de contribuir para um mundo mais sustentável. Segundo dados de pesquisa da Harvard Business Review, colaboradores felizes são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores - e mais empresas estarão conscientes disso.
Segundo Ausenda Oliveira (Coordenadora da Pós Graduação em Gestão do Bem – Estar e da Felicidade Organizacional na Egas Moniz School of Health & Science) «O bem-estar e da felicidade no contexto de trabalho é um passo determinante, é um tema emergente e que assume especial relevância para a produtividade das pessoas. Implementar um sistema de gestão do bem-estar e da felicidade no contexto de trabalho é um passo determinante para o sucesso das organizações. Cada vez mais se verifica que este é um tema emergente e que assume especial relevância para a produtividade das pessoas. Mas como se cria um sistema que ensine a gerir o bem-estar e a felicidade? Pode parecer estranho, mas a verdade é que até a felicidade e o bem-estar se treinam, como tudo se treina na vida. (...) Para criar um sistema de gestão neste âmbito é preciso preparar as organizações, implementando uma abordagem com foco na pessoa para depois se conseguir chegar ao “mundo”. Neste sentido, existem quatro pilares que devem guiar esta gestão: a felicidade individual, a saúde, a comunicação interna na organização e o propósito da empresa relativamente à forma como comunica com o mundo. A primeira nota a tirar é que só conseguimos atingir o último pilar se tivermos uma base sólida nos anteriores, pelo que o “eu” tem uma grande importância neste processo. (...) Assim, se as organizações educarem as suas pessoas a cuidarem de si e promoverem a sua saúde, de uma forma sistémica já estão a contribuir para o sucesso do seu negócio e, consequentemente, a ter um impacto positivo na sociedade. O próximo passo é olhar para a organização internamente e considerar os vários fatores a ter em conta: procurar feedback constante junto das pessoas, garantir uma comunicação eficaz e positiva e o conjunto de valores e normas que refletem a cultura da organização. (...) A aposta das organizações na formação é necessária e um dos pontos em destaque. (...) Assim, é importante que se eduquem as pessoas para que priorizem e garantam o seu bem-estar individual e que as organizações promovam práticas e políticas que contribuam para essa mesma felicidade tendo um impacto positivo no “grupo” e na sociedade (...) »
Fonte: O bem-estar e a felicidade são o futuro das organizações - Ausenda Oliveira - ECO
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No próximo dia 24 de maio Ausenda Oliverira estará a dinamizar um workshop integrado nas 30 Jornadas do GAF. Partindo da premissa “ A Felicidade Treina-se” irá debruçar-se sobre temas como: A definição de felicidade; O auto – conhecimento; A auto-liderança: querer saber, fazer, sentir; Os fatores promotores e o desenvolvimento de hábitos promotores de bem-estar e felicidade; O ciclo: sonhar, projetar, concretizar e reportar; Enquadramento da Norma Portuguesa (NP) 4590:2023- Sistema de Gestão do Bem-estar e Felicidade Organizacional.
Inscreva-se já em https://www.gaf.pt/pt/jornadas/30