01-09-2023 14:23
Sabia que a Ciência explica as razões para a natureza ser mesmo um bom remédio para a saúde mental?
Um relatório intitulado Green and Blue Spaces and Mental Health, publicado pela Organização Mundial da Saúde, mostra que o humor, a disposição e a saúde mental melhoram se passar tempo na natureza – incluindo em áreas urbanas e periurbanas.
Na Occupational & Environmental Medicine foi publicado, em 2022, um estudo que concluiu que as pessoas que passam menos tempo na natureza ingerem significativamente mais medicamentos psicotrópicos, anti-hipertensivos e antiasmáticos do que aquelas que visitam espaços verdes cinco ou mais vezes por semana.
A prática japonesa de “imersão florestal” (ou Shinrin-yoku) — que implica caminhar calmamente numa floresta e inalar as substâncias denominadas fitoncidas que são libertadas pelas árvores – é validada por estudos que corroboram a redução da tensão arterial, alívio dos sintomas depressivos e melhoria da saúde mental.
Segundo Marc Berman, neurocientista ambiental e professor associado de psicologia na Universidade de Chicago, uma das explicações para as vantagens da exposição a espaços verdes ou azuis prende-se com a chamada teoria do restauro da atenção, segundo a qual a exposição à natureza ajuda a aliviar a fadiga mental e melhora a capacidade de foco.
Há vários elementos na Natureza que acalmam: As cores azul e verde; as formas dos objetos (também podem ser reconfortantes, observa Berman); muitos sons da natureza (confortam as pessoas); inalar compostos orgânicos voláteis como o limoneno e pipeno numa floresta (pode diminuir a fadiga mental, induzir o relaxamento e melhorar o desempenho cognitivo e o humor). Uma meta-análise (2021) concluiu que existem benefícios para a saúde da exposição, em parques nacionais, a sons naturais – aves e animais, vento e água _ associados a redução do stress e da irritabilidade, diminuição das dores e melhorias do humor.
Concluindo, apesar dos estudos recomendarem passar pelo menos duas horas por semana em espaços verdes e azuis, importa lembrar a mensagem de Eileen Anderson, antropóloga médica e psicológica e professora de bioética na Case Western Reserve University School of Medicine, em Cleveland, “até poucos minutos passados no exterior podem melhorar o humor e a função cognitiva”
Fonte:
• natureza é mesmo um bom remédio. A ciência explica porquê. - National Geographic
Outras fontes relacionadas:
• ICBAS destaca benefícios do contacto com a natureza para a saúde mental - Mariana Pizarro / ICBAS - Universidade do Porto
• Passar tempo em espaços azuis e verdes faz bem à saúde - Claudia Carvalho Silva - Publico
• Quais os benefícios do contacto com a natureza? - CUF